Revista Auto Esporte Encontra Usado: Fiat Tipo 2.0 16V Sedicivalvole

Com preço de "carro comum", o ícone dos anos 1990 é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 8,4 segundos e está em perfeito estado

Achado Usado: Fiat Tipo 2.0 16V Sedicivalvole (Foto: Reprodução)

Na maioria das vezes, levar um carro clássico em bom estado para casa é sinônimo de rombo na conta bancaria, só que não precisa ser sempre assim – para sorte dos entusiastas. Duvida? O nosso Achado Usado foi um dos ícones dos anos 1990 por aqui: o Fiat Tipo Sedicivalvole, que encontramos à venda em Caxias do Sul (RS) com jeitão de 0 km por R$ 16 mil.

Como se não bastasse o visual impecável, o hatch anunciado traz o cobiçado teto solar elétrico, um opcional na época em que foi vendido por aqui, entre 1994 e 1996. Importada da Itália, a versão nervosa trazia detalhes exclusivos, como os frisos vermelhos nos para-choques, as saias laterais, as rodas de liga leve e o emblema “Sedicivalvole” sobre a placa traseira. A nomenclatura indica que ele tem 16 válvulas e isso fazia toda a diferença.

O motor 2.0 16V com injeção multiponto era emprestado do sedã Tempra, mas era capaz de levar o Tipo aos 100 km/h em ótimos 8,4 segundos e atingir a máxima de 208 km/h, de acordo com a marca. O bom desempenho era mérito dos 137 cv de potência a 6 mil rpm e 18,4 kgfm de torque a 4.500 rpm, administrados por uma transmissão manual de cinco marchas.

Para completar a ficha técnica digna de esportivos, o hatch trazia suspensão independente nas quatro rodas, com McPherson na dianteira e braços oscilantes na traseira, além de pneus mais largos (eram 195/60 R14, contra os 185/65 R14 das opções civilizadas). Os freios a disco nas quatro rodas e a direção hidráulica vinham de série, mas airbags e ABS eram opcionais.

Achado Usado: Fiat Tipo 2.0 16V Sedicivalvole (Foto: Reprodução)

Quanto ao nosso Achado, apenas os emblemas desgastados indicam os 154 mil quilômetros rodados, enquanto o estofamento dos bancos, faróis, lanternas e luzes de neblina se mantiveram intactos. O volante e a manopla de câmbio revestidos de couro são originais, assim como os pedais – para o acelerador, a marca utilizou uma peça feita de metal vazado.

Apesar do bom desempenho, o Tipo Sedicivalvole foi vitimado pela má fama das versões 1.6, que foram envolvidas em diferentes casos de incêndio. Se há algo bom nisso, pelo menos dá para encontrar (raras) unidades à venda com direito a manual do proprietário, chave reserva e livro de garantia com preços de modelos comuns da mesma época.

Achado Usado: Fiat Tipo 2.0 16V Sedicivalvole (Foto: Reprodução)

Fotos: Divulgação

Fonte: Auto Esporte

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