Representante da indústria e pecuaristas de MS vão debater Cota Hilton, em Figueirão

Rosalin destaca Pacto Sinal Verde como pontapé para evolução da pecuária – Foto: Divulgação

Rosalin destaca Pacto Sinal Verde como pontapé para evolução da pecuária – Foto: Divulgação

Elevar o número de propriedades que aderem a Cota Hilton, selo que certifica animais capazes de gera cortes traseiros valorizados, aptos ao mercado internacional, com valorização que chega a R$ 4 por arroba. Esse será um dos objetivos da palestra “Como preparar seus animais para Cota Hilton”, que será apresentada aos pecuaristas da região Norte de MS, pelo Serviço Brasileiro de Certificação (SBC), credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além do diretor comercial do SBC, Sérgio Ribas Moreira, o diretor do JBS, Fábio Dias, também participará do evento Palestras Técnicas do Programa Produzir Mais, organizado pela Prefeitura Municipal de Figueirão, que acontecerá na próxima quinta-feira (7), a partir das 18h, na câmara de vereadores do município.

De acordo com o último relatório divulgado pelo Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), cerca de 211 fazendas sul-mato-grossenses submetem seus animais ao controle e rastremaneto do Mapa. Com a finalidade de dobrar o número de propriedades aptas à exportação para União Europeia e elevar o valor pago pela arroba do animal precoce, ofertando qualidade ao mercado.

No ranking de estados que monitoram os animais por meio do Sisbov, Mato Grosso do Sul está na quarta colocação atualmente, atrás de Goiás, que ocupa o topo do ranking com 429 propriedades aptas à exportação, Mato Grosso (426), Minas Gerais (289).

A iniciativa de elevar os números de propriedades incluídas na Cota Hilton é encabeçada pela Prefeitura Municipal de Figueirão, que pretende tornar o município capital do bezerro Cota Hilton. “A partir do Programa Pacto Sinal Verde, do Governo do Estado de MS, iniciamos um trabalho de orientação e de levantamentos das propriedades, com interesse na maior remuneração pela qualidade. Com recursos do município mapeamos e digitalizamos 100% das propriedades rurais de Figueirão, e o próximo passo será, juntamente ao Iagro, categorizarmos os animais de cada propriedade. Um trabalho detalhado, que vai identificar os criadores que se dedicam à cria para então implatarmos o sistema do bezerro Cota Hilton”, destaca o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin.

Além da Cota Hilton, também serão apresentados aos pecuaristas do Norte de MS, palestras relacionadas ao Produzir Mais, programa premiado pelo Sebrae/MS, bem como linhas de financiamento e detalhes sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais informações na Secretaria de Agricultura e Pecuária de Figueirão (67) 3274-1126.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo