Proler 2023 começa na próxima sexta-feira; inscrições para cursos e oficinas estão abertas

Campo Grande (MS) – O 24º Encontro do Proler começa nesta sexta-feira, dia 20 de outubro de 2023. O evento é aberto ao público e as inscrições para cursos e oficinas estão abertas e são gratuitas.

O evento tem por objetivo contribuir com o processo formativo de profissionais envolvidos com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e troca de experiências sobre o livro, a biblioteca, a leitura e a literatura. O evento é realizado em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas de MS. O público alvo são professores, acadêmicos, bibliotecários, leitores, escritores, gestores públicos e todos interessados em literatura.

Foto: Divulgação

Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler tem como finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura e literatura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e literatura. Isto implica articular a leitura/literatura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura, e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola.

Em Campo Grande, MS, o comitê Proler é conveniado à Fundação de Cultura de MS desde 1997 e conta com membros de diversas instituições públicas e privadas do Estado como UEMS, UFMS, IFMS, SED, Semed/CG, IFMS, Sectur, UBE e outros parceiros da sociedade civil e vem desde então organizando atividades anuais e seu encontro com duas interrupções. O comitê que faz parte da estrutura da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, no Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas, sendo coordenado desde 2015 pela gestora Melly Sena.

“O Proler chega à sua 24ª edição. Decidimos fazer junto com a Semana Nacional do Livro e Biblioteca e estamos fazendo uma reestruturação para repensar nossos objetivos, de fazer um quadro a longo prazo das ações que a gente vai trabalhar envolvendo o Proler. O Proler é um dos eventos mais antigos e mais importantes que a gente tem aqui no Estado para discutir as políticas públicas do livro, leitura e literatura e este ano nós optamos pela formação. Ele está com uma programação menor este ano porque estamos neste processo de reestruturação, porém não menos importante”, explica a coordenadora do Comitê Proler Estadual e do Núcleo de Livro, leitura, Literatura e Bibliotecas da Fundação de Cultura, Melly Sena.

Mais informações e inscrições para os cursos e oficinas do Proler pelo telefone (67) 3316-9161.

PROGRAMAÇÃO PROLER

Semana Nacional do Livro, da Leitura e da Biblioteca.

De 20 a 27 de outubro de 2023

20 de outubro (sexta-feira)

Lançamento do livro “De Dentro de Mim Partiu a Última Caravela” – Livro premiado e editado em Portugal + Início da Oficina de Comunicação Literária + Leitura poética do mesmo

Local: Biblioteca Pública Isaías Paim

Oficina de Comunicação Literária: A Palavra Sob Permanente Tensão 

Ministrante: Rubervam Du Nascimento

16/horas/aulas com certificado

21 de outubro (sábado)

Segunda parte da oficina

Local: Biblioteca Pública Isaías Paim – 8h30 às 18h00

22 de outubro (domingo) 

Encerramento da oficina

Local: Parque das Nações Indígenas – 8h30 às 12h00

Sobre o Ministrante: 

Rubervam Du Nascimento já recebeu diversas premiações em concursos literários realizados no Piauí e em nível de Brasil. Em 1997, obteve o 1° lugar em concurso nacional de poesia da Editora Blocos (RJ), com o livro “Marco Lusbel Desce Ao Inferno”.

Em 2019 vendeu o Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo – Arquivo Livraria da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, Portugal, com a obra “De dentro de mim partiu a última caravela”. Um projeto integrado no programa do festival de poesia, Ronda Leiria Poetry Festival.

Outras obras do autor:

– A Profissão Dos Peixes

– Marco Lusbel Desce Ao Inferno

– Os Cavalos De Dom Ruffato

– Espólio

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/WykzWMgUBDpnkiFe6

OFICINA DE LEITURA DRAMÁTICA

  • Data: 24, 25 e 26 de outubro
  • Local: Sala de Formação da Biblioteca Isaías Paim
  • Horário: 14hs às 16hs
  • Público: iniciantes a partir de 18 anos
  • Inscrições: 10 pessoas

Oficina de Leitura Dramática com o texto “Balada de Amor no Sertão” da Atriz, Diretora e Dramaturga Sul-mato-grossense Cristina Mato Grosso – cujo texto foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dramaturgia do ano de 2003. A oficina será ministrada pela Servidora Luciana Silva Martins do GPHC – sonoplasta, professora de piano e licenciada em Artes Cênicas pela UEMS – consistindo em leitura dramática de cenas selecionadas da obra mencionada.

Curso de Elaboração de Projetos Culturais: Transformando Ideias em Realidade

A renomada Fátima Agassi, uma experiente profissional da área cultural, tem o prazer de anunciar um curso abrangente e inspirador de “Elaboração de Projetos Culturais”. Este curso é projetado para capacitar indivíduos apaixonados por cultura, arte e criatividade, a transformar suas ideias em projetos culturais de sucesso.

Detalhes do Curso:

Data: 24 a 27/10/2023

  • Local: Biblioteca Pública Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Duração: Das 8h às 12hs
  • Carga horária: 16hs

Descrição do Curso:

O curso de Elaboração de Projetos Culturais oferece uma oportunidade única para artistas, gestores culturais, produtores, e todos aqueles que desejam fazer a diferença no cenário cultural.

O curso é composto de 4 módulos:

  • Módulo 1 – Introdução;
  • Módulo 2 – Estrutura do projeto;
  • Módulo 3 – Formas de financiamento e
  • Módulo 4 – Conclusão

Durante o curso, os participantes aprenderão:

  • Como conceber, planejar e desenvolver projetos culturais de impacto.
  • Identificar fontes de financiamento
  • Estratégias de marketing e comunicação para promover seus projetos.
  • Gerenciamento de orçamento e recursos.
  • Estudos de casos de projetos culturais bem-sucedidos.

Por que participar deste curso?

A cultura desempenha um papel vital em nossa sociedade, e este curso oferece as ferramentas e o conhecimento necessário para contribuir de maneira significativa para o cenário cultural. Além disso, a orientação prática de Fátima Agassi, que acumulou 20 anos de experiência no campo cultural, garante que os participantes saiam deste curso preparados para enfrentar desafios do mundo real.

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/2uTtr8aW7QvM8kvj7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo