Professores de Mato Grosso do Sul são finalistas no Prêmio Professor Transformador 2023

Iniciativa que busca reconhecer e valorizar projetos educacionais transformadores, terá vencedores divulgados na próxima semana no evento Bett Brasil

Dois professores do estado de Mato Grosso do Sul se destacaram em âmbito nacional e são finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023. A premiação prestigia projetos nas áreas de inovação e empreendedorismo, desenvolvidos em escolas particulares e públicas de todo o país, e é uma união de duas iniciativas voltadas para o reconhecimento docente: Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora e o Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare.

Fotos: Divulgação

Selecionados dentre mais de 2.800 inscritos, os professores de MS concorrem em categorias diferentes. Thiago Gonçalves, que atua em Campo Grande, é finalista na categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio; e Josyane da Silva, docente de Rio Verde de Mato Grosso, concorre na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho desenvolvido pelos educadores é um exemplo de como o ambiente escolar pode ser utilizado para estimular o surgimento de ideias inovadoras e inspirar crianças e adolescentes a construírem um futuro melhor para o país.

No Senac, o professor Thiago confeccionou junto com os estudantes, uma ferramenta para auxiliar pessoas com baixa visão ou deficiência visual a fazerem compras no mercado. Denominado programa “Inclusão e acessibilidade nos supermercados – Acessando Possibilidades”, a iniciativa utiliza um sensor de presença que é programado por uma placa de prototipagem eletrônica. Quando a pessoa se aproxima, ela emite um sinal sonoro para possibilitar que o cliente localize placas informativas em braile dentro dos supermercados, assim como diferentes sessões e até produtos.

“Minha intenção com o projeto era poder, não só ensinar o conteúdo, mas incentivar o pensamento crítico e reflexivo nos meus alunos, além da empatia. Com práticas de prototipação e teste de possíveis soluções, pode surgir um novo produto que impacte realmente no mercado local/regional e positivamente a vida de outras pessoas”, relatou o professor.

Já o projeto desenvolvido pela professora Josyane foi voltado para a promoção da cultura local e resgate do sentimento de pertencimento por parte dos estudantes. Como Rio Verde de Mato Grosso está localizado no território da maior planície alagável do planeta e a cidade é conhecida como Mirante do Pantanal, o trabalho proposto por ela permitiu que os alunos do EJA revivessem as lembranças de quando eram crianças, utilizando frutas típicas do cerrado.

Chamado de “Memórias de uma infância pantaneira”, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Aurelino Ataíde de Brito. Além do registro das recordações, fez parte da ação a plantação de árvores frutíferas e o preparo de bolos e salgados que resultou na elaboração de um livro de receitas. No município, as ações como essa, voltadas para o fomento à educação empreendedora nas escolas foram promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde 2021.

Fotos: Divulgação

Além das iniciativas que concorrem à etapa final da premiação, neste ano, Mato Grosso do Sul contou com 70 projetos pré-selecionados para o Prêmio Educador Transformador. Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, esse número alto de iniciativas representa uma evolução das escolas do estado na implementação de metodologias que fomentem a educação empreendedora. “Ter dois finalistas na premiação é uma alegria muito grande, pois mostra que temos conseguido incentivar esses educadores, para que eles inovem cada vez mais em sala de aula e para que possam contribuir com uma mudança positiva na nossa sociedade”, afirma.

Os vencedores serão divulgados na Bett Brasil, o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que acontecerá do dia 9 a 12 de maio, em São Paulo. Serão sete premiados, um em cada categoria, e como prêmio é uma Bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e mais cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores.

Educação Empreendedora

O Sebrae entende que a educação deve ser transformadora, incentivando as pessoas a quebrar paradigmas e desenvolvendo habilidades e comportamentos empreendedores, atendendo aos preceitos estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o Sebrae desenvolveu metodologias e ferramentas pedagógicas adequadas à promoção da competência empreendedora, de forma multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, integrando conteúdo à prática.

O Programa Educação Empreendedora, que já alcançou mais de 5 milhões de crianças e jovens de todo o país, desenvolve o empreendedorismo como um projeto de vida, a partir de conhecimentos de assuntos como cooperação, pensamento crítico, comunicação, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo