Prefeito Guto Issa informa as primeiras medidas do Protocolo de Prevenção e Combate à Violência nas Escolas

Foto: Divulgação

O Prefeito de São Roque, Guto Issa, informou nesta quarta-feira, dia 12, algumas das medidas que integram o Protocolo Municipal de Prevenção e Combate à Violência nas Escolas. As ações foram divulgadas durante uma live realizada pelo governante em sua rede social, sendo uma resposta aos casos de violência que vem ocorrendo em diversas regiões do Brasil, e buscam levar segurança aos alunos e profissionais de educação de São Roque.

Este protocolo está sendo idealizado em parceria com profissionais da Prefeitura, Câmara Municipal, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e gestores das escolas públicas e privadas da nossa cidade. Passamos por um momento delicado em todo o Brasil, mas com a união de todos vamos garantir que nossas crianças e servidores continuem a frequentar as escolas com segurança e alegria”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

As medidas de segurança já começaram a ser implementadas no município na semana passada, quando Polícia Militar e Guarda Municipal ampliaram as rondas que são realizadas nas escolas. As rondas ostensivas passam a ser uma ação permanente, realizadas pela GCM e PM nas escolas públicas e privadas de São Roque.

Além disso, a administração municipal investirá R$ 4 milhões por ano em totens de segurança, que serão instalados em diversos pontos da cidade. Os dispositivos contam com câmeras de vigilância e integram a rede de monitoramento eletrônico que será implementado em São Roque e que poderá ser utilizado pelas forças policiais do município.

Foto: Divulgação

Temos realizado rondas nas escolas da nossa cidade, não só realizando a patrulha, mas também entrando nas unidades e conversando com alunos e profissionais de educação. A Guarda Municipal de São Roque nunca cresceu tanto em tão pouco tempo e em breve teremos 30 novos agentes que se dedicarão a segurança de São Roque. Com a colaboração da Polícia Militar e Civil, seguiremos sempre buscando o bem-estar de todos e, em especial, das nossas crianças”, afirmou o Comandante da GCM, Rafael Caetano.

O protocolo de segurança também traz mudanças importantes na rotina das escolas municipais, que permanecerão fechadas durante o período de aulas, com acesso restrito a pessoas que não atuem nas instituições. Além disso, os gestores escolares contarão com uma linha direta de comunicação com Guarda Municipal, acionando os agentes de forma rápida para o atendimento de qualquer ocorrência.

Mas a intenção também é levar o protocolo para a rotina dos estudantes, através da implementação de políticas anti bullying nas unidades, garantindo que os alunos tenham suas aulas num ambiente acolhedor e livre de qualquer tipo de assédio por parte dos colegas. A saúde mental também é uma preocupação da administração municipal e assim, também será oferecido apoio psicológico a estudantes e profissionais de educação da rede municipal.

E para ampliar ainda mais o diálogo sobre este assunto importante, a Prefeitura de São Roque realizará no dia 26 de abril o Fórum de Prevenção à Violência nas Escolas, que acontece às 18h30, na Câmara Municipal de São Roque. Medidas que buscam levar mais segurança a rotina escolar, mas que precisam também do apoio dos pais para que sejam realmente efetivas.

A participação dos pais é essencial, por isso pedimos que eles acompanhem a rotina dos filhos. Manter sempre o diálogo, monitorar o que eles estão consumindo nas redes sociais e os itens que estão levando para escola são algumas das práticas que podem fazer toda a diferença na hora de tornar o ambiente escolar em um lugar mais seguro”, afirmou a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo