Prédio residencial desaba em Nairóbi e deixa 10 mortos e 120 feridos

Um prédio de seis andares desabou nesta sexta-feira (29/04) em Nairóbi, no Quênia, causando a morte de pelo menos 10 pessoas. – Foto: John Muchucha/Reuters

Um prédio de seis andares desabou nesta sexta-feira (29/04) em Nairóbi, no Quênia, causando a morte de pelo menos 10 pessoas. – Foto: John Muchucha/Reuters

Um prédio residencial de seis andares desabou nesta sexta-feira (29/04) em Nairóbi, capital do Quênia, causando a morte de pelo menos 10 pessoas e deixando mais de 120 feridas. Ainda há muitas pessoas soterradas sob os escombros.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o desabamento do prédio aconteceu durante a noite, quando os moradores estavam dormindo. No momento da tragédia chovia forte na cidade, e esta pode ser uma das causas do desabamento.

Autoridades quenianas informaram agora a pouco que o prédio entrou em colapso por causa das fortes chuvas, que encharcaram o solo onde estavam localizadas as fundações.

O presidente do país, Uhuru Kenyatta, esteve no local durante a madrugada deste sábado (30/04) e determinou a prisão imediata dos proprietários e dos construtores do prédio. Ele se solidarizou com os familiares das vítimas.

As causas do trágico acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas serão devidamente apuradas pelas autoridades competentes.

O diretor do Centro Nacional de Operações de Desastre do Quênia, Coronel Nathan Kigotho, disse em entrevista coletiva que equipes de resgate foram rapidamente mobilizadas e enviadas para o local da tragédia, e que a prioridade é resgatar os feridos que ainda estão sob os escombros.

“Nós ainda estamos ouvindo algumas vozes do prédio desmoronado. Nós não temos o número exato de pessoas enterradas sob os escombros”, disse Nathan Kigotho.

Testemunhas disseram que 10 corpos já foram retirados dos escombros, e que uma mãe desesperada, que ainda se encontrava sob os escombros com seu filho recém-nascido, pedia socorro.

A criança e a mãe já foram socorridas e rapidamente foram encaminhadas a um hospital da região. O estado de saúde de ambos não foi informado.

O ministro do Interior do Quênia, Joseph Ole Nkaissery, disse que ainda existem muitas pessoas soterradas, e que as equipes de busca e salvamento trabalham arduamente para socorrer a todas as vítimas.

O prédio fica localizado em um bairro pobre, no subúrbio de Huruma, ao Leste de Nairóbi. O edifício possuía 198 apartamentos, tendo alguns moradores conseguido escapar do desabamento porque estavam do lado de fora.

Ao todo, 133 pessoas foram resgatadas com vida, tendo algumas pessoas conseguido sobreviver porque estavam nos últimos andares, os quais após o desabamento, continuavam praticamente intactos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo