Prazo de validade do pneu estepe do Carro

Mesmo em bom estado, pneu estepe tem prazo de validade. Saiba aqui se já está na hora de trocar o estepe de seu carro.

Tem muito Automóvel rodando por aí com o pneu estepe vencido e seus proprietários nem se dão conta disso. Na verdade, isso acontece somente pelo fato de o estepe nunca ter sido usado, dessa forma muitas pessoas pensam que ele se encontra em boas condições e por isso não há problema algum. Porém, o problema não está no fato de o estepe ter sido ou não usado, mas sim, existe problema quando ele tem o prazo de validade vencido, o que pode causar risco de acidentes quando usado.

É muito comum na venda de automóveis usados, o vendedor apresentar o estepe original do carro como uma vantagem para o comprador. Na realidade oferecer o estepe original do veículo pode ser uma vantagem sim, contanto que ele não tenha mais de cinco anos de rodagem. Pois um pneu sobressalente é mais que um item, ele é muito importante.

Todo pneu possui um tempo estipulado chamado de vida útil e ainda que esse pneu nunca tenha sido utilizado, se o tempo de validade estipulado pelo fabricante passar, o seu uso não é aconselhável.

Geralmente as fabricantes de pneu, baseadas em diversos testes, estipulam o prazo de cinco anos e é recomendando como medida de segurança que após esse tempo, usado ou não, o pneu seja descartado.

Um pneu fica gasto não só pelo seu uso, que o coloca em contato com o solo e assim com o tempo ele se degrada pelo uso, mas mesmo estando parado no porta-malas ou na traseira do carro. Muitos fatores contribuem para esse desgaste, sendo eles a temperatura, umidade, luz do sol e outros fatores, que resultam em rachaduras, ressecamento, endurecimento, características que ao olhar nem são tão evidentes, mas comprometem o bom funcionamento do pneu, podendo ocasionar na sua ruptura, gerando acidentes de diversas gravidades.

Os pneus vêm da fábrica com uma inscrição na parte lateral, que se caracteriza por quatro números, que significam a semana (dois primeiros números) e o ano em que foi fabricado (dois últimos números).

Diante disso o recomendado é que os condutores verifiquem essa inscrição em seus pneus sobressalentes e em caso de já se passarem cinco anos, eles sejam descartados e substituídos, pois nunca se sabe quando eles serão necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo