Pós-graduação em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta está com inscrições abertas

Aulas serão ministradas na Fundação MS, em parceria com a Universidade do Oeste Paulista.

As inscrições para a pós-graduação em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que será ministrada em Maracaju, estão abertas. Esta será a primeira especialização sobre o assunto em Mato Grosso do Sul, fruto de uma parceria firmada entre a Fundação MS e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O curso começa em março e será direcionado para profissionais graduados em Ciências Agrárias, com o objetivo de levar capacitação para transformar práticas agrícolas individualizadas em sistemas integrados de produção sustentável.

Além de qualificar profissionais, o curso pretende difundir a integração lavoura-pecuária-floresta para produtores e empresas do setor agropecuário, bem como desenvolver senso crítico dos profissionais e conhecimento para melhorar o uso do solo e potencializar a produção agropecuária de forma sustentável, preservando os recursos do solo e água.

A especialização em ILPF existe na Universidade do Oeste Paulista desde 2013 e já abriu sete turmas. Segundo o coordenador do curso, professor Edemar Moro, a vinda da especialização para Mato Grosso do Sul irá refletir em mais eficiência no campo. “Agricultura e pecuária serão beneficiadas, com acréscimo na produção de grãos e carne de melhor qualidade”, reitera.

O diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, comenta que a grade será adaptada para a realidade local. “É uma oportunidade única para os profissionais sul-mato-grossenses. Integração é a terceira revolução da agricultura brasileira, e quem não estiver capacitado vai acabar perdendo espaço no mercado”, ressalta.

Ao todo, serão 18 meses de especialização com aulas teóricas na sede da Fundação MS e visitas técnicas em áreas rurais. O corpo docente é formado por profissionais experientes na área, entre eles pesquisadores da Fundação MS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professores da Unoeste. Os interessados podem buscar mais informações pelo site da Universidade, www.unoeste.br.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo