Por que não existe carro usado por assinatura?

Alan Lewkowicz – Foto: Acervo Pessoal

Segundo Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) a frota das empresas de locação destinada para o carro por assinatura cresceu 20,8%, entre janeiro e outubro de 2022.

Com essa crescente procura e popularização das empresas e startups de automóveis por assinatura, é comum que novos adeptos ou até mesmo quem já tem experiencia com veículos de aluguel tenham novas dúvidas.

É sempre valido reforçar o maior diferencial dessa modalidade que é manter o consumidor sempre com um veículo zero quilômetro e não precisar se preocupar com os custos de seguro e manutenção.

Recentemente o maior feedback em relação à assinatura de veículos é a seguinte pergunta. Por que não existe carro usado por assinatura?

Simplesmente porque o custo dele seria superior a um carro zero, isso mesmo, um carro usado por assinatura hoje, teria um valor mensal mais elevado que a mensalidade de um carro zero km.

Isso é possível devido ao produto carro por assinatura ser ofertado por grandes montadoras e também pelas locadoras de automóveis, essas empresas têm benefícios fiscais de IPVA menor do que um cliente.

Elas têm uma rede de lojas próprias para revender esses carros ao consumidor final, desconto na compra do carro, valor de seguro mais baixo porque eles diluem o risco do seguro em muito mais carros, e além disso eles têm a possibilidade de realizar manutenções e consertos num valor inferior.

Ou seja, somando tudo isso, o carro por assinatura zero km acaba tendo um valor muito mais baixo do que um carro usado, embora o valor de tabela do usado seja menor do que o valor de tabela de um carro zero.

Portanto, o cliente tende a fazer essa pergunta justamente acreditando em um custo mensal menor, e a tendencia é ao contrário, por conta desses fatores, o que comprovam o quão atrativo é se manter com um veículo novo.

E é por esse motivo que essa modalidade do meio automobilístico ganhou o seu espaço, se tornou uma opção de busca para quem pretende gerar renda com o veículo e precisa ter a disposição um carro completo, que não vai trazer problemas inesperados, ou para quem prioriza o conforto e até mesmo a estética de um automóvel zero km.

*Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas, e sócio fundador da startup ComparaCAR, agregador de ofertas de compra e Carros por Assinatura. comparacar.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo