População deve redobrar cuidados com a pele em período mais seco e frio

Baixas temperaturas trazem desafios para a saúde da pele; médica dermatologista destaca sinais de alerta e medidas preventivas

Com a chegada do inverno e suas baixas temperaturas, a saúde da pele requer uma atenção especial. Problemas como ressecamento excessivo, dermatite, eczema e rachaduras nos lábios se tornam frequentes nessa estação, aumentando a necessidade de cuidados preventivos.

Foto: iStock/Cortesia

No clima seco e frio do inverno, algumas doenças de pele tornam-se mais comuns, impactando a qualidade de vida. Entre elas, destacam-se o eritema pérnio, que causa manchas vermelhas, nódulos e até bolhas com úlceras nas extremidades, como mãos e pés.

A dermatite atópica, doença genética crônica, caracteriza-se por pele seca, erupções cutâneas pruriginosas e formação de crostas, manifestando-se principalmente nas dobras dos braços e atrás dos joelhos. Além disso, a psoríase, doença crônica que provoca lesões cutâneas avermelhadas, espessas e descamativas, pode surgir em diferentes regiões do corpo, como couro cabeludo, cotovelos, joelhos e unhas.

Diante desse cenário, a médica especialista em dermatologia Natally Morais ressalta a importância de adotar medidas preventivas e cuidados específicos durante o inverno. É fundamental estar atento aos sinais de alerta e adotar medidas preventivas adequadas para garantir a saúde da pele.

Natally Morais recomenda algumas práticas para cuidar da pele durante o clima seco e frio. Evitar banhos longos e quentes, utilizar hidratante corporal, não esquecer do hidratante labial, aplicar protetor solar diariamente, mesmo em dias frios, e optar pelos sabonetes syndets, especialmente indicados para pessoas com pele sensível, seca ou propensa a alergias.

É fundamental evitar banhos muito quentes e prolongados, optar por hidratar a pele logo após o banho, escolher sabonetes adequados e não esquecer de cuidar dos lábios. Mesmo com o frio e a menor exposição ao sol, o uso do protetor solar continua sendo necessário“, destaca Natally. Ela também enfatiza a importância de adaptar os cosméticos de tratamento e hidratação da pele, buscando orientação de um especialista nessa fase em que a pele passa por mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo