PMA autua e multa produtor rural por poluir o solo em São Gabriel do Oeste (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (03/12), a informação de que policiais da corporação autuaram e multaram na zona rural de São Gabriel do Oeste, a 133 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um produtor rural por poluir o solo e uma lagoa com dejetos de animais.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu nesta quarta-feira (02/12), durante uma fiscalização de rotina, tendo os policiais militares ambientais constatado a degradação do meio ambiente em uma fazenda onde existe uma criança de suínos.

Os policiais ambientais flagraram o produtor rural e funcionários drenando um tanque onde eram captados os efluentes da suinocultura.

Os dejetos eram lançados em uma vala e, posteriormente, depositados em uma área sem impermeabilização, sendo formado uma grande lagoa de dejetos altamente poluentes, localizada próxima a lagoa de decantação drenada.

Segundo os policiais ambientais, o produtor rural fez a drenagem para amenizar os problemas causados a lagoa que havia sido danificada. A prática, no entanto, além de poluir o solo causou sérios riscos de contaminação do lençol freático.

Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o infrator e o multaram em R$ 30 mil. Além disso, ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental. Caso seja condenado pela Justiça, o produtor rural poderá pegar penas que variam de 1 a 3 anos de detenção.

As atividades na fazenda foram paralisadas e o local foi interditado. O suinocultor foi notificado a remover os efluentes e a realizar a recuperação da área degrada.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo