PMA autua e multa fazendeiro em Bandeirantes (MS) por queimada ilegal de cerrado

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul flagrou nesta quinta-feira (15) na zona rural do município de Bandeirantes, a 75 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um fazendeiro praticando queimada ilegal em sua propriedade. Ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 486 mil.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, foi destruída uma área de aproximadamente 84,5 hectares, o que equivale a 102 campos de futebol. O fogo atingiu matas protegidas em uma propriedade rural vizinha.

Segundo a PMA/MS, o fogo teve início em 27 de agosto, mas os policiais ambientais somente souberam do ocorrido na quinta-feira (12), depois que a equipe realizou uma vistoria na região com o uso de um GPS e um drone.

A prioridade dos policiais militares ambientais agora é avaliar os danos causados ao meio ambiente.

Foto: PMA/MS – Divulgação

Segundo informações do proprietário da fazenda, que não teve a identidade revelada, o fogo teria começado em um amontoado de vegetação oriundos de um corte autoridade de árvores.

As chamas iniciaram devido a uma bituca de cigarro deixada por um dos funcionários.

Avaliações dos policiais ambientais, no entanto, mostram que uma bituca de cigarro não poderia ter provocado um incêndio dessa magnitude.

De acordo com a PMA/MS, a área queimada foi de 84,5 hectares de vegetação nativa. Da fazenda foram 10 hectares, 20,5 de vegetação nativa em área comum e mais de 54 hectares de vegetação nativa de uma propriedade vizinha.

O autor da queimada foi autuado administrativamente e multado em R$ 486 mil. Além disso, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado novamente, dessa vez, por crime ambiental.

Foto: PMA/MS – Divulgação

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo