PMA autua e multa 2 suspeitos por corte ilegal de palmeiras em Campo Grande (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na tarde deste sábado (04/03), a informação de que policiais da corporação flagraram em um dos bairros de Campo Grande, dois homens cortando palmeiras sem a devida autorização de um órgão ambiental.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde de sexta-feira (03/03), em uma das ruas do Bairro Santo Antônio. Moradores próximos viram os dois homens cortando cinco árvores da espécie ‘Palmeira Imperial’ e acionaram os policiais.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, assim que chegaram ao endereço os policiais militares ambientais constataram a veracidade das informações, sendo que duas das árvores estavam dentro de um terreno e as outras três na calçada.

Um homem de 41 anos de idade estava utilizando um motosserra para cortar as árvores. Em depoimento, ele disse que havia sido ‘contratado’ pelo proprietário do lote para fazer a retirada das respectivas árvores, e que não sabia que necessitada de uma autorização ambiental para fazê-lo.

O proprietário do terreno, um homem de 56 anos, chegou em seguida ao local e foi avisado que as árvores não poderiam ser cortadas sem a devida autorização emitida por um órgão ambiental competente.

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente os dois suspeitos, e os multaram em R$ 1,5 mil cada, totalizando R$ 3 mil. Além disso, ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram novamente autuados, desta vez por crime ambiental.

Caso venham a ser condenados pela Justiça, ambos poderão pegar penas que varia de 3 meses a 1 ano de detenção.

As atividades no terreno foram suspensas e o local permanece interditado. A motosserra foi apreendida.

Segundo um dos policiais militares ambientais que atenderam a ocorrência, e que pediu para não ser identificado, as palmeiras estavam sendo utilizadas como ninhos por araras que ainda permanece na área urbana de Campo Grande.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo