PMA apreende filhotes de papagaios e de araras em Gurupi (TO)

Filhotes de papagaios apreendidos em Gurupi (TO) – Foto: PMA/TO – Divulgação

Filhotes de papagaios apreendidos em Gurupi (TO) – Foto: PMA/TO – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) do Tocantins divulgou na manhã desta segunda-feira (19/10), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender no município de Gurupi, a 214 km de distância de Palmas, capital do Estado, 32 filhotes de papagaio e 1 filhote de arara. Uma pessoa foi presa em flagrante.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/TO, a apreensão das aves e a prisão da infratora aconteceram na tarde de sábado (17/10), por volta das 1h35min (horário de Brasília), em uma casa localizado no Bairro São José, após a corporação ter recebido uma denúncia anônima.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, policiais militares ambientais foram até o endereço indicado na denúncia e constataram a veracidade das informações.

Um filhote de arara também foi apreendido – Foto: PMA/TO – Divulgação

Um filhote de arara também foi apreendido – Foto: PMA/TO – Divulgação

No interior da casa, os policiais militares ambientais encontraram e apreenderam 30 filhotes de papagaio e 1 filhote de arara presos em gaiolas. Alguns estavam desnutridos, e estavam presos havia duas semanas.

Na casa, os policiais encontraram e prenderam a esposa do proprietário, identificada pelas iniciais E. F. M., de 43 anos. O marido dela não estava no imóvel, e ainda não foi localizado.

Os policiais ambientais que atenderam a ocorrência acreditam que os proprietários do imóvel pretendiam comercializar as aves. Em depoimento, a mulher disse que as aves pertencem ao marido, e que não sabe o que ele pretendia fazer com elas.

E. F. M. foi presa em flagrante e, posteriormente, encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi indiciado por crime ambiental. Ela responderá ao processo em liberdade.

Os policiais militares ambientais emitiram um Auto de Infração (AI) e multaram a mulher em R$ 16,5 mil.

Já as aves foram apreendidas e levadas a uma clínica veterinária, onde foram examinadas. Os filhotes de papagaio e de arara ficarão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Araguaína, onde receberão os cuidados necessários, antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.

Os filhotes de papagaios provavelmente seriam comercializados em feiras – Foto: PMA/TO – Divulgação

Os filhotes de papagaios provavelmente seriam comercializados em feiras – Foto: PMA/TO – Divulgação

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/TO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo