Petrolina leva mais de 100 atletas à Caixa Wine Run no Vale do São Francisco

Associação Petrolinense de Atletismo terá campeã do ano passado e paratletas de elite na disputa da prova, em 6 de setembro.

Atletas da APA na prova de 2014 – Foto: Anízio Lopes/Foco Radical

Atletas da APA na prova de 2014 – Foto: Anízio Lopes/Foco Radical

São Paulo (SP) – Tradicional no Nordeste, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) chega à terceira edição da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco já quebrando um recorde. Mais de 100 jovens alunos da associação participarão da prova em 6 de setembro, em Lagoa Grande, Pernambuco, ao lado de uma delegação de 12 paratletas de nível nacional.
“A Wine Run é uma festa, um evento que encantou a todos na região. O pessoal daqui pode deixar de disputar qualquer corrida, menos a Wine Run”, garante Marciano Barros, diretor e idealizador da APA. “Este ano, vários fatores estão facilitando a ida dos atletas à prova. Não teremos outras competições muito próximas, no calendário dos paratletas. E a mudança do percurso de 21 para 16 km também entusiasmou os participantes.”
A APA disputa a CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco desde a sua primeira edição, realizada em Casa Nova, na Bahia, em 2013. Desde o ano passado, também leva um grupo para a etapa da Serra Gaúcha, no sul do País. Para a terceira prova no Nordeste, contará com a campeã de 2014, Simone Daiane de Barros. Entre os paratletas, o destaque será, mais uma vez, Francisco Daniel, portador de paralisia cerebral e vencedor e recordista do Parapan de Guadalajara/2011 nos 1.500 m.

Marciano Barros (de amarelo), treinando na praia – Foto: Divulgação

Marciano Barros (de amarelo), treinando na praia – Foto: Divulgação

Pai e filho – A CAIXA Wine Run também marcará a volta de Marciano Barros às corridas. Afastado desde 2004 devido a um problema no joelho, dedicou-se a treinar os atletas da APA, mas sempre alimentou o desejo de correr ao lado deles. “Coloquei a Wine Run como objetivo para voltar a correr. Estava completamente sedentário, retomei o treinamento aos poucos e já eliminei 10 kg. Atualmente, corro uma distância de 7 km”, conta Marciano, orgulhoso.

O treinador tem mais um motivo para comemorar o retorno às competições: a companhia do filho, Rafael, de 16 anos, na corrida do Vale do São Francisco. “Ele nunca disputou uma prova, mas me viu treinando e aceitou correr comigo, na categoria de duplas, para me incentivar”, explica Marciano.

Marido e mulher – Outra dupla que promete chamar a atenção na prova é a de Nani Venceslau e seu esposo, Emerson. Amputada dos dois membros superiores desde os 10 anos, devido a uma descarga elétrica, Nani fez sua estreia nas corridas na CAIXA Wine Run do ano passado, em Lagoa Grande.

“Foi tudo muito novo para mim. Corri em trio, peguei muito sol, tive dificuldade com o piso de terra e cascalho. Mas adorei a prova. Este ano, correndo ao lado do meu marido, espero melhorar meu tempo”, diz Nani.

A atleta começou a correr em 2014, incentivada por Marciano Barros, e o esporte transformou a sua maneira de encarar a vida e suas limitações. “Hoje vejo que tenho capacidade para fazer tudo o que os outros fazem, posso encarar qualquer coisa. Vivo uma vida sem limites”, destaca. “É muito motivador ver que posso competir de igual para igual com corredores sem deficiências, e perceber que sou eu que os desafio. Também sinto que motivo alguns atletas normais, na APA, com o meu exemplo, e isso é muito bom.”

Inscrições – As inscrições já estão abertas no site oficial do evento, www.winerun.com.br. Os primeiros 400 atletas a confirmarem presença pagam uma taxa de R$ 60. A partir do segundo lote, a taxa passa a ser de R$ 75. É possível escolher entre a disputa individual das 10 milhas ou em duplas.

Largada da última edição no Nordeste – Foto: Anízio Lopes/Foco

Largada da última edição no Nordeste – Foto: Anízio Lopes/Foco

Agenda da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco:

05 de Setembro (sábado)

15hs às 21hs – Entrega do Kit para os atletas no Quality Hotel (Petrolina);

Passeios – Tour guiado nas vinícolas da região e Vapor do Vinho (vendidos separadamente);

18hs às 20hs – Palestras temáticas sobre Suco de Uva, Vinho e Saúde

06 de Setembro (domingo)

Traslado – Ônibus gratuito de Petrolina e/ou Juazeiro para local do evento;

Largada, 8 horas – Vitivinícola Santa Maria – Fazenda Planaltino, Rodovia PE-574, km 8, Estrada da Uva e do Vinho, Lagoa Grande

Arena de chegada – “Receptivo Lagoa Grande”, com área de alimentação e hidratação, comidas regionais, frutas e Festa do Espumante (degustação)
Cerimônia de Premiação 

Traslado – Ônibus gratuito de volta para Petrolina

Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a CAIXA Wine Run tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, co-patrocínio da Montreal Turismo, e a Salomon como marca oficial. Também conta com o apoio das vinícolas Rio Sol e Miolo, Ibravin, SESI, Terra Sol e Hotel Oficial Quality Petrolina.

Mais informações no site oficial, www.winerun.com.br, e na fanpage da CAIXA Wine Run

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo