Pesquisa revela que 38% das máquinas e equipamentos industriais estão próximos ou já ultrapassaram seu ciclo de vida

Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia (APAT) alerta para a importância de serviços de assistência técnica e proteção

Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em junho deste ano, 38% das máquinas e equipamentos industriais em uso atualmente estão próximos ou já ultrapassaram a idade sinalizada pelo fabricante como ciclo de vida ideal, que em média é de 14 anos. Essa constatação acende um alerta em relação aos riscos que equipamentos defasados podem trazer, não somente aos negócios, mas também aos operadores dessas máquinas.

Foto: Divulgação

Para Fernanda Braga, gerente administrativa da APAT — Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia, o cenário indica pouca reposição de equipamentos por produtos mais novos. “Nesses casos é fundamental que os profissionais e empresas que utilizam esses recursos invistam em serviços de assistência técnica e proteção que assegurem reparo e conserto, além da substituição em casos de quebra”, diz.

Fernanda comenta ainda que esse tipo de serviço também deve ser aplicado em equipamentos mais novos. “É importante frisar que esses serviços são essenciais para assegurar aos profissionais maior segurança na operação e bons resultados no trabalho. Ter uma assistência técnica e um serviço de proteção assegura a troca do equipamento, consertos, entre outros benefícios”, explica a gestora.

Ainda de acordo com Fernanda, em um projeto que demanda o uso de equipamentos topográficos, por exemplo, existem riscos diversos. “Uma das situações mais comuns é a queda do aparelho, que força o profissional ou empresa responsável pelo projeto a arcar com prejuízos, pois precisam trocar ou consertar o instrumento durante a execução do trabalho. Isso, muitas vezes, provoca atrasos, por isso, oferecemos equipamentos de reserva aos associados”, afirma.

Para os profissionais de topografia e agrimensura associados à APAT que utilizam instrumentos como estação total, ecobatímetros e drones, por exemplo, a entidade oferece equipamentos reservas, assistência técnica especializada, descontos, cursos ministrados por parceiros especializados, sorteios e calibração gratuita. “Nosso objetivo é simplificar as coisas e contribuir para o andamento adequado da obra”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo