Pequenos produtores de grãos são orientados a planejar a safra para gerar novos negócios

Projeto Mais Grãos identifica dificuldades gerenciais e de mercado, e propõe soluções eficientes para obtenção de melhores resultados

Vinte e sete produtores rurais de milho e soja das regiões Oeste e Centro-Oeste de Minas Gerais receberam assistência técnica e gerencial do projeto Mais Grãos. A iniciativa criada pelo Sebrae Minas conecta os produtores ao mercado demandante de grãos, sobretudo empresas especializadas em avicultura e suinocultura, facilitando o escoamento da safra e oferecendo boas condições de negócios. Além disso, promove acesso a uma linha de crédito direcionada às especificidades do setor, por meio de parceria com o Sicoob Credibam e o Sicred.

Foto: Emater / Divulgação

Criado em 2021, a dinâmica do Mais Grãos inclui visitas mensais às fazendas participantes, realizadas por consultores técnicos; auxílio no planejamento e na gestão da safra; ampliação do leque de parceiros comerciais; repasse de orientações técnicas sobre irrigação, produtividade, eficiência e tendências de mercado, além de dicas de armazenamento. “São pontos de atenção que ajudam os empreendedores do campo. Muitos produtores não tinham controle algum de custos ou de produtividade antes de iniciarmos o trabalho. Mas, mesmo sem ainda ter essa base de comparação, já percebemos que os resultados são muito positivos”, pontua Ana Caroline Pessoni, a analista do Sebrae Minas.

Um dos participantes do projeto é o produtor rural Carlos Afonso Braga Lobato é proprietário da Fazenda Santo Antônio, localizada em Carmo da Mata, região Oeste do estado. Na safra 2022/2023, ele plantou cem hectares de milho e igual quantidade de soja, obtendo uma colheita que superou sua expectativa: 85 sacas de soja e 160 de milho por hectare, com 60 kg cada uma. A qualidade da produção e o estabelecimento de relações comerciais permitiram que 100% dos grãos fossem vendidos para a Avivar, empresa mineira sediada em São Sebastião do Oeste e produtora de um mix variado de cortes congelados e resfriados de aves.

Carlos atribui os bons resultados à participação no Mais Grãos, principalmente o incremento na produtividade da fazenda, e o manejo de pulverização fitossanitária – aplicação de produtos que impedem a proliferação de pragas – da cultura da soja nos momentos corretos, prática que teve uma ótima resposta das plantas.

Desenvolvimento regional

José Donizete de Paula é ex-presidente do Conselho do Sicoob Credibam, produtor rural em Bambuí e um dos maiores entusiastas do Mais Grãos. Ele percebeu o alcance do projeto e seu potencial para criar uma cadeia integrada de produção e consumo de grãos. “O programa ajuda a alavancar a nossa produção, o que é positivo para o desenvolvimento regional”.

Ele relata que todas as ações realizadas em conjunto ajudam a aumentar a competitividade dos negócios, melhorando o faturamento dos produtores. “A chancela do Sebrae Minas demonstra que o Mais Grãos é um projeto sério, e isso dá credibilidade para todos os agentes participantes, tanto para quem produz quanto para quem compra. O planejamento é bem feito, as visitas técnicas são muito proveitosas, e a formação de grupos de produtores possibilita uma troca de ideias importante. Não à toa, cada vez mais produtores têm manifestado interesse em aderir”, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo