Pequenos negócios sul-mato-grossenses geram mais de 3 mil empregos em setembro

As micro e pequenas empresas responderam por 87,56% do total de novos postos de trabalho no período

Foto: Divulgação

As micro e pequenas empresas (MPE) seguem contribuindo para a geração de empregos em Mato Grosso do Sul. Em setembro, entre demissões e contratações, foram 4.026 vagas no estado e deste total, os pequenos negócios foram responsáveis por 87,56% com 3.525 empregos. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Para o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, os dados representam a força e o potencial das micro e pequenas empresas em Mato Grosso do Sul. “Os pequenos negócios têm representado, no Estado, mais de 80% dos empregos. Em mais um mês, vemos isso comprovado em números, o que evidencia a importância deste segmento para a sustentação de nossa economia”, analisa.

O saldo de empregos no mês de setembro no estado considera ainda 353 postos de trabalho nas médias e grandes empresas (MGE) e três na administração pública. Os setores que se destacaram entre os pequenos negócios para o saldo positivo foram: Serviços (1.436 vagas); seguido por Comércio (875); Construção (639); Indústria de Transformação (336) e Agropecuária (244). O setor de serviços continua sendo a principal força geradora de empregos do estado com saldo de 14.557 postos de trabalho gerados nas micro e pequenas empresas entre janeiro e setembro de 2022.

No acumulado de janeiro a setembro de 2022, foi gerado saldo de 43.222 postos de trabalho em Mato Grosso do Sul. Deste total, o resultado nas micro e pequenas empresas foi de 31.855 empregos. No mesmo período, o saldo nas médias e grandes empresas foi de 9.065 vagas, e, na administração pública, 311.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo