Para contratar a contabilidade online precisa de certificado digital?

Entenda o processo de solicitar um certificado digital e saiba por que esse documento é tão importante para as empresas.

A contabilidade online é uma opção cada vez mais popular para empresas de todos os portes. Ela oferece uma série de vantagens para os empresários, como praticidade, economia e segurança. Mas afinal, será que é necessário ter certificado digital para contratar esse serviço?

Contabilidade Online

A resposta é curta, e será respondida ao longo desse artigo. Se quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira!

Vantagens de contratar a contabilidade online com certificado digital

Contratar um escritório de contabilidade online com certificado digital oferece diversos benefícios às empresas. Os mais comuns incluem:

  • Mais segurança:

O certificado digital garante a autenticidade e a integridade das informações transmitidas pela empresa. Isso é importante para garantir que as informações fiscais e contábeis da empresa sejam seguras e confiáveis.

  • Praticidade:

O certificado digital permite que a empresa emita notas fiscais eletrônicas, transmita obrigações acessórias e assine documentos digitalmente. Tudo isso de forma online. Isso pode economizar tempo e esforço para a empresa.

  • Redução de custos:

O certificado digital pode ajudar a reduzir os custos com a contabilidade, pois permite que a empresa automatize alguns processos. Por exemplo, o certificado digital pode ser usado para emitir notas fiscais eletrônicas, que são um processo obrigatório para todas as empresas.

A contabilidade online e o certificado digital

Se você deseja trocar de contabilidade ou abrir uma empresa e quer saber se precisa do certificado digital para contratar os serviços online, a resposta é curta: não! Não é obrigatório ter certificado digital para contratar a contabilidade online.

No entanto, o certificado digital pode ser um diferencial para empresas, já que o documento permite que a empresa emita notas fiscais eletrônicas (NF-e), transmita obrigações acessórias ao governo e assine documentos digitalmente, de forma segura e sem a necessidade de sair do escritório.

Como adquirir o certificado digital

Para adquirir o certificado digital, basta escolher uma Autoridade Certificadora disponível no site da ICP-Brasil, comparar preços e serviços oferecidos, solicitar o documento, realizar uma validação presencial (essa etapa é importante, pois você terá seus dados biométricos coletados, como foto, impressão digital e assinatura) e, por fim, receber o certificado.

Os documentos necessários para esse processo são: RG, CPF, comprovante de endereço e, se for pessoa jurídica, CNPJ e cartão do CNPJ.

Após adquirir o certificado digital, você poderá utilizá-lo para acessar serviços online do governo, assinar documentos digitalmente e realizar outras atividades que exigem a identificação eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo