OTCA monitora informações da Amazônia em tempo real

Observatório Regional Amazônico (ORA) reúne dados sobre meteorologia, recursos hídricos e focos de calor da Bacia Amazônica

Belém (PA) – Um stand de 100 m² foi montado no Hangar Centro de Convenções para mostrar os projetos executados pela organização, a exemplo do Observatório Regional Amazônico (ORA). O Observatório é uma plataforma online que integra dados oficiais de instituições públicas e científicas dos oito países-membros da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) sobre temas relacionados à Bacia Amazônica. As informações são apresentadas em infográficos e dashboard em tempo real. O stand recebeu apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Observatório é uma plataforma online que integra dados oficiais de instituições públicas e científicas dos oito países-membros da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) sobre temas relacionados à “Bacia Amazônica”, como recursos hídricos, povo indígenas, florestas, biodiversidade, fauna e flora. As informações são apresentadas em infográficos e dashboard em tempo real.

Secretária-Geral da OTCA, Alexandra Moreira, e o diretor executivo, Carlos Lazary na frente do stand no Diálogos Amazônicos – Foto: Divulgação

O coordenador do ORA, Mauro Ruffino, explica que a plataforma reúne dados sobre meteorologia, recursos hídricos e focos de calor, que são obtidas de satélites e dados oficiais. “Os rios, por exemplo, são monitorados em tempo real sobre suas condições, como seca ou cheia, a partir de 244 estações em operação dos oito países-membros da OTCA. O Observatório e a Sala de Situação estão instalados na sede da OTCA. Em breve, ainda em agosto, vamos monitorar em tempo real queimadas e focos de calor”.

O ORA presta serviço aos países-membros ao gerar informações como alertas de inundações, secas e incêndios. O objetivo é ter informações para orientar políticas públicas e subsidiar a tomada de decisões alinhadas com a conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo