Óleos durante verão, pode? Especialistas explicam como usar o produto para pele e cabelos

Usar óleos e até hidratação costuma dar arrepios em quem tem a pele e os cabelos oleosos, principalmente durante o verão. Porém, segundo as experts Dra. Luciana Passoni Dra. Fernanda Chauvin, os óleos na beleza não são inimigos, basta saber usar corretamente e escolher as melhores opções para você.

Foto: Divulgação

Para a Dra. Luciana, referência em ciências capilares, de cabelos lisos a crespos, couro cabeludo seco a oleosos, todos podem usar óleos capilares, mas a maior indicação vai para os fios ressecados ou com danos físicos ou químicos. Quando o assunto é pele, também todos os tipos podem usar óleos faciais, mas é importante se atentar a qual óleo será usado. A Dra. Fernanda, especialista em dermatocosmética, indica optar por aqueles que auxiliam a pele a encontrar a homeostase, ou seja, a atingir o equilíbrio interno para se manter constante independente das alterações que ocorrem no meio externo.

Uma das recomendações para a face é o óleo de copaíba que tem efeito cannabidiol-like, que é um bom ativo inclusive contra a acne e a oleosidade da pele. “Ele possui ação antimicrobiana protegendo a pele contra irritações e descamações, além de ter ação antiinflamatória, prevenindo as inflamações das espinhas e cravos”, explica Fernanda Chauvin.

Já para o cabelo, “óleos vegetais ajudam o cabelo a repor nutrientes que são perdidos diariamente, combatendo o ressecamento, o “frizz” e a aspereza”, comenta Dra. Luciana. Ela ainda complementa que alguns podem até serem aplicados no couro cabeludo, como o de Jojoba que ajuda a eliminar o sebo para liberar os folículos para a renovação dos fios, e o de Andiroba que auxilia no combate à caspa e à seborreia. Porém é muito importante conversar com seu médico especialista em cabelos antes de começar o uso para definir a melhor opção para você.

Quanto a forma de uso, de acordo com a especialista em dermatocosmética, o óleo facial pode ser usado todos os dias, o mais indicado é após a limpeza da face colocar cerca de 4 gotas na palma da mão e aplicar fazendo movimentos ascendentes em uma massagem facial. Com os fios, a orientação de Luciana Passoni é começar a aplicar o produto aos poucos, com 2 ou 3 gotas, distribuindo por todo o comprimento. “Dessa forma, você consegue perceber se os seus fios precisam de mais ou menos produto”, finaliza Luciana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo