Oitava edição do Força Bruta tem duas substituições de participantes

Após testar positivo para covid-19, o inglês Terry Hollands não embarca para o Brasil, enquanto o canadense fica fora do evento por um problema de saúde. Para os seus lugares, estão confirmados o boliviano Cristian Quiroga e o brasileiro Tiago Aparecido

São Paulo (SP) – A oitava edição do Força Bruta, marcado para este domingo (7), em Cotia (SP), teve duas alterações de última hora entre os competidores. O evento de atletismo de força não contará mais com as participações do inglês Terry Hollands, que testou positivo para covid-19 um dia antes do seu embarque, e também do canadense Jean-François Caron, impossibilitado de viajar ao Brasil por um problema de saúde.

Tiago Aparecido no Força Bruta (Rodrigo Dod / Savaget)

Assim, os dois atletas que foram convidados como reservas pela organização, o boliviano Cristian Quiroga, 29 anos, e o brasileiro Tiago Aparecido, 36 anos, estão confirmados para disputar o evento. Eles terão pela frente dois pesos pesados do esporte mundial: o russo Mikhail Shivlyakov, atual campeão do Força Bruta, e o estoniano Rauno Heinla.
“Tomamos a precaução de ter dois atletas sul-americanos de stand by, o Cristian Quiroga e o Tiago Aparecido, no caso de algum dos competidores confirmados não estivesse apto a viajar ao Brasil, por todas as dificuldades impostas pelo momento único que estamos vivendo. A única certeza que temos é de que no domingo o público poderá assistir, pela televisão, um verdadeiro show esportivo”, comenta Ana Paula Leal, diretora da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Os competidores – Mikhail Shivlyakov chega em Cotia com boas credenciais para manter seu posto de vencedor do Força Bruta, evento de atletismo de força que rapidamente caiu nas graças do público brasileiro. O russo de 40 anos, 1,87 m e 145 kg, que já ganhou diversos títulos do esporte em seu país, destaca-se ainda por ter sido campeão do Arnold South Africa Pro Strongman, em 2018, e vice-campeão do Arnold Australia Pro Strongman, no ano anterior.

Com 1,83 m de altura e 140 kg, Rauno Heinla tem 38 anos e foi seis vezes o homem mais forte da Estônia. Já conquistou o título do Arnold Brasil Pro Strongman Champion em 2018 e do Arnold Classic Austrália em 2018. Tem um bicampeonato competindo na Lituânia, além do terceiro lugar no World Deadlift Championship de 2015, com 435 kg.

Cristian Quiroga em ação (Divulgação)

O boliviano Cristian Quiroga e o brasileiro Tiago Aparecido são os maiores destaques do strongman sul-americano nas últimas temporadas. Enquanto Quiroga, com seu 1,88 m e 161 kg, chega confiante após vencer em 2020 o torneio internacional Strong for All, em São Paulo, Tiago Aparecido, 1,79 m e 135 kg, tem a seu favor uma participação do Força Bruta, em 2018, além de ter sido quatro vezes campeão sul-americano.

As provas – Assim como nas edições anteriores, o Força Bruta terá três provas para a definição do campeão do torneio. A primeira será a medley, com o famoso três em um. Cada atleta vai iniciar carregando a Corrente, com o peso de 300 kg, por um espaço de 10 metros. Em seguida, será a vez do Dead Lift (levantamento de peso), onde farão quatro repetições com peso total de 320 kg. A primeira prova encerra-se com o Power Stairs, em que os participantes terão que subir cinco degraus, elevando até o último “andar” um peso de 200 kg.

A segunda prova será a do barril (Keg Toss), na qual cada competidor terá que jogar oito barris, de 20 a 26 kg, por cima de uma barra de cinco metros de altura. O campeão do Força Bruta 2021 será definido na prova do Caminhão, em que cada atleta terá que puxar um caminhão por 10 metros de distância. Vence esta última disputa aquele que terminar a tarefa no menor tempo.

O Força Bruta 2021 tem os patrocínios de Rexona, Piracanjuba, Dorflex, Nissan, Atlhetica Nutrition, Reign Body Fuel e Magnum, e conta com o apoio da Prefeitura de Cotia e Hotel Alpino. A realização do evento é da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Evento com transmissão ao vivo e sem público – A oitava edição do Força Bruta, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h, faz parte da programação do Esporte Espetacular e, excepcionalmente, não terá presença de público neste ano, devido a pandemia da Covid-19.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo