O palco é todo seu! Estudar teatro pode te ajudar a ter um melhor desempenho no ambiente de trabalho

Não precisa querer ser ator para estudar teatro. Cursos na área ajudam a desenvolver diversas habilidades comportamentais, como falar bem em público, resolver problemas e ter uma visão mais empática

Conhecida como a quinta arte, o teatro é uma forma de representação da realidade, capaz de ensinar muito sobre a vida — e sobre nós mesmos — por meio das experiências vividas pelas personagens interpretadas em palco. Surgido na Grécia Antiga, no século IX a.C., o teatro encena a vida e dramatiza eventos, situações e sentimentos. Justamente por isso, estudar essa modalidade artística pode dar um up na carreira de profissionais das mais diversas áreas, ao contribuir para o desenvolvimento de soft skills.

Foto: Divulgação

De acordo com a especialista em RH e orientadora de carreira da Refuturiza, Ellen Murray, ao contrário do que podemos pensar, dramatizar não significa “chorar as pitangas” ou “deixar as emoções à flor da pele”. “Na verdade, drama, um dos sinônimos da arte teatral, quer dizer ‘colocar em ação’, ‘encenar’. Assim, drama é a ação. É fazer algo que irá gerar uma consequência, seja ela positiva ou negativa. Por isso, teatro tem tudo a ver com estratégias de carreira: é fazer algo planejando um resultado futuro”, explica a profissional da Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade.

Conforme ressalta a especialista, estudar teatro não é apenas para quem tem aspirações de se tornar ator ou atriz profissional. Pelo contrário, fazer um curso de atividades lúdicas, que envolve teatro, dança e música, toma apenas duas horas por aula — em média — e é uma escolha interessante que permite aos profissionais entrar em contato com as suas emoções de modo diferenciado e desenvolver diversas habilidades comportamentais, a partir disso.

A seguir, confira 11 maneiras de como a arte teatral pode te ajudar no trabalho e te colocar no centro do palco, de uma forma positiva:

1- Repetir até acertar

Na arte teatral, os atores contam uma história de forma oral. Para dar tudo certo no dia da apresentação, eles ensaiam o espetáculo antes, repetidas vezes. Durante os ensaios, elenco e equipe técnica utilizam o texto teatral, chamado de dramaturgia, que traz em cenas a história que será apresentada ao vivo para o público. Antes da estreia, os participantes da peça decoram o texto e ensaiam diversas vezes, já que é por meio da repetição que as falhas são descobertas e os ajustes são feitos.

Justamente por toda essa preparação, atores e atrizes são mestres na arte de falar bem em público. “Estudar teatro pode ser um excelente caminho para quem deseja desenvolver a oratória. Em diversos campos de atuação, saber se manter seguro em público é um fator chave para ser um profissional de sucesso. É por isso que é comum recomendarmos aulas teatrais para pessoas tímidas ou com dificuldades em falar na frente de grandes plateias”, aconselha Ellen Murray.

2- Desenvolvimento da comunicação

A prática teatral enfoca a expressão verbal e não verbal, ajudando a melhorar as habilidades de comunicação, incluindo dicção, projeção vocal, linguagem corporal e expressão facial. Assim como a superação da timidez, essas habilidades são úteis em diversas áreas da vida profissional, em momentos como negociações, apresentações públicas, entrevistas de emprego e interações sociais.

3- Respiração e tom de voz

Quando nos sentimos nervosos, ansiosos ou com medo de algo, a nossa respiração tende a ficar mais curta e rápida. É por isso que, algumas pessoas, quando estão falando em público, ficam “ofegantes”, parecendo que estão cansadas. “Tudo isso se resolve com exercícios de respiração, que além de melhorar o fôlego, ajudam o corpo a se manter relaxado, aperfeiçoam a dicção e propiciam uma melhor oratória”, explica Ellen.

Ainda em relação à respiração, é ela quem garante a qualidade da voz, por isso exercícios de respiração são utilizados para melhorar a fala.

Em relação ao teatro, nem sempre existiu a possibilidade de usar microfones e os atores se apresentavam para plateias de milhares de pessoas. Para serem ouvidos, era preciso impostar a voz, técnica que trabalha projeção vocal por meio da respiração. “Impostar a voz não é gritar. Quando você precisa ser ouvido por um grande número de pessoas, é interessante dominar essa técnica que ensina como usar a própria ressonância corporal para que a voz alcance todos à sua volta”, aconselha a orientadora de carreira.

4- Melhoria da habilidade de resolver problemas

A prática teatral frequentemente envolve improvisação e resolução de problemas rápidos, tanto durante os ensaios quanto nas apresentações. Essa capacidade de pensar rapidamente e se adaptar a situações inesperadas pode ser aplicada em muitos aspectos da vida cotidiana e no ambiente de trabalho.

5- Aumento da confiança

O teatro proporciona oportunidades para os participantes saírem da zona de conforto, enfrentarem desafios e desenvolverem autoconfiança. “O ato de se apresentar diante de uma plateia, mesmo que não profissionalmente, pode ajudar a superar o medo do julgamento e a ganhar confiança em si mesmo”, diz Ellen.

6- Empatia e compreensão interpessoal

Ao interpretar personagens e explorar diferentes perspectivas, os estudantes de teatro podem desenvolver empatia e compreensão em relação aos outros. Isso os ajuda a se relacionar melhor com as pessoas em suas vidas pessoais e profissionais.

7- Estímulo à criatividade e imaginação

O teatro é um campo que valoriza a criatividade e a imaginação. Estudar teatro oferece oportunidades para explorar diferentes formas de expressão artística, estimulando a mente e incentivando a inovação em outros aspectos da vida.

8- Desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe

As produções teatrais geralmente exigem trabalho em equipe, onde cada membro desempenha um papel importante no sucesso geral da performance. Estudar teatro pode ajudar a desenvolver habilidades de colaboração, respeito mútuo, liderança e trabalho em grupo.

9- Melhorar a postura

Como fica o seu corpo quando você precisa falar diante de seus colegas e líderes? Ou quando precisa fazer uma apresentação para seus clientes?

Algumas pessoas ficam retraídas e trêmulas, enquanto outras balançam o corpo de um lado para o outro como se estivesse em um navio em alto mar. Essas atitudes fazem com que a atenção vá para aspectos do seu comportamento e não para o que realmente importa, que é o que você tem a dizer. Por isso, ter domínio do corpo é uma ótima ferramenta”, fala a especialista em RH.

Por isso, sentir-se natural com o próprio corpo é algo que se conquista através da consciência corporal, um dos grandes pilares do teatro.

10- Promoção da consciência cultural e histórica

Estudar teatro frequentemente envolve explorar peças de diferentes épocas e culturas, o que pode aumentar a compreensão e a apreciação da diversidade cultural e histórica.

11- Movimento do corpo

No teatro, há uma regra muito importante que se chama “ocupar o espaço”. Imagine que o palco é uma grande prancha bamba. Se todos ficam em um único lugar, ela desequilibra. É preciso ocupar e explorar o espaço para que ela se mantenha firme.

O mesmo vale para nós durante palestras e apresentações. Por mais que você esteja sozinho no palco, busque caminhar calmamente por ele de modo que toda a sua superfície seja ‘riscada’ pelos seus pés”, indica Ellen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo