O futuro chegou: entenda como ChatGPT está mudando a maneira como os consumidores interagem com as marcas no e-commerce

Apenas em março, a plataforma atraiu 1,6 bilhão de visitantes globais. Especialista prevê como a tecnologia deve revolucionar o e-commerce

Crédito: Reprodução Internet

O mercado de e-commerce acaba de dar um passo importante em direção ao futuro. O ChatGPT, movido por inteligência artificial, está mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas na internet. Com respostas rápidas e complexas, semelhantes às de um ser humano, o ChatGPT está se tornando uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam aprimorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas online.

Para além do entretenimento e da curiosidade que a plataforma tem despertado nos usuários, o ChatGPT se destaca como uma tecnologia disruptiva em potencial, que deve mudar o mundo dos negócios, especialmente no e-commerce. Apenas em março, a plataforma atraiu 1,6 bilhão de visitantes globais.

O ChatGPT tem se provado um fenômeno de engajamento e interação. Apesar de estar em fase experimental gratuita, a ferramenta pode otimizar a jornada de compra no e-commerce por meio da inteligência de dados, que possibilitará entender e responder às necessidades dos consumidores com mais precisão”, revela Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce.

Enquanto essa tendência ainda não é usada por todos os comércios eletrônicos, o mercado já acompanha de perto as movimentações da plataforma que tem potencial para revolucionar a maneira como interagimos e compramos. Avaliando esse cenário, Lucas Colette aponta as principais projeções do ChatGPT para o e-commerce:

Aprimorar recomendações de produtos

A ferramenta ChatGPT tem o poder de otimizar a jornada de compra do consumidor no e-commerce ao gerar recomendações de produtos baseadas no histórico de compras do cliente. Com sugestões assertivas, o ChatGPT aumenta as chances de fidelização do consumidor, que encontrará o que procura com facilidade e agilidade. Segundo o executivo, essa é uma grande vantagem da tecnologia.

Simplificar operações de estoque e devolução

Outra grande facilidade que o ChatGPT poderá oferecer ao e-commerce é O simplificar processos de devolução e controle de estoque. De acordo com o executivo Colette, a ferramenta pode enviar respostas detalhadas sobre o processo de devolução e fornecer informações importantes, além de manter o estoque atualizado e informar os clientes sobre disponibilidade de produtos em tempo real. Com isso, o ChatGPT pode otimizar o fluxo de informações e melhorar a experiência do consumidor no e-commerce.

Otimizar a experiência de atendimento ao consumidor

No atendimento ao consumidor, o ChatGPT também poderá favorecer a comunicação entre marca e cliente, potencializando as chances de venda e satisfação. “Além de possibilitar o envio de respostas automatizadas para perguntas frequentes de forma mais complexa e específica, a plataforma também deve ajudar a entender o perfil do consumidor, oferecendo uma jornada de compra focada nas necessidades do cliente e facilitando as operações diárias de venda”, finaliza.

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