Nesta sexta, olhe para o mar e para o céu na largada da Regata Santos-Rio

O show está preparado para o Deck do Pescador e para o público presente na orla e na Ponta da Praia a partir das 10h; medalhista olímpico é destaque entre os velejadores

Largada da Santos-Rio (Marco Yamin / ICS)

Guarujá (SP) – Parte da adrenalina que a Regata Santos-Rio proporciona aos velejadores, poderá ser vivenciada pelo público da Baixada Santista nesta sexta-feira a partir das 10h no Deck do Pescador, Ponta Praia. Os barcos inscritos na 72ª edição, passarão rente ao píer e poderão ser vistos de perto antes de partirem para as 200 milhas náuticas (370 km) até o Rio de Janeiro.

A festa será complementada no céu, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, uma parceria entre a FAB – Força Aérea Brasileira, e os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ). A Marinha do Brasil participará com sua banda no Deck do Pescador, além de escoltar a flotilha durante o percurso. Velejadores olímpicos como Kiko Pelicano e Samuel Albrecht, estarão entre os craques da vela.

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, ao lado de Lars Grael na Classe Tornado, Pelicano é assíduo participante da Santos-Rio, desde de 1988, quando correu no emblemático Saga, com Torben e Lars. Neste ano, correrá no Duma, a exemplo de 2021. Kiko contabiliza seis vitórias na Santos-Rio com os barcos Saga, H3+, Sorsa, Magia e Camiranga.

Duma à frente (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

“O Duma é um barco que necessita de vento a favor para andar bem e a previsão é favorável. Deveremos largar com um sueste de 15 nós (25 km/h), que enfraquece no sábado pela manhã e depois aumenta para 10 nós e ronda para sul. O ideal para o Duma seria uma intensidade mais forte”, estima Pelicano de acordo com as previsões mais recentes.

“Eu gosto de regatas longas, cada vez mais escassas. As tripulações de barcos de oceano, como o Duma, sentem falta de regatas como a Santos-Rio. É um percurso muito complicado, que a cada ano apresenta uma surpresa diferente”, avalia Pelicano, exímio conhecedor dos atalhos para se chegar ao ICRJ, sede do Farr 36, Duma, inscrito nas classes ORC e VPRS.

Dois títulos em 2022 – O barco gaúcho Crioula, com a imponência de um TP52, entra na regata no embalo de duas conquistas relevantes neste ano. Venceu o Campeonato Brasileiro da Classe ORC no Circuito Ilha de Santa Catarina em fevereiro, em Florianópolis, e a tradicional Semana de Vela de Ilhabela em julho.

O Crioula terá no comando, Samuel Albrecht, Top 10 na Classe Nacra 17 nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, ao lado de Gabriela Nicolino. Samuca, como é conhecido está em campanhas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e Paris-2024. A dupla brasileira foi bronze no Pan de Lima em 2019.

O veloz Crioula (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

O velejador gaúcho venceu a Santos-Rio em três oportunidades, com os barcos Gosto D’Água, Mitsubishi e Camiranga, com o qual bateu o recorde da regata na 65ª edição. O Soto 65, completou a regata em 18h09m, estabelecendo o atual recorde. A marca anterior pertencia ao Sorsa III (RJ), um Farr 53, com 19h33m e o atual vencedor é o Xamã Matrix (ICS), do comandante Sergio Klepacz com 37h29m20.

“A intensão é de nos divertir e conquistar um resultado que nos ajude a vencer o Circuito Rio (11 a 15/11). O Crioula tem características mais adequadas para correr regatas inshore (entre boias), mas estamos aqui para prestigiar o evento e a vela. A Santos-Rio é desafiadora principalmente com vento contra, o que endurece o percurso, e nessa distância, não há tempo para descansar. É muito desgastante”, afirma Albrecht

Inscrições – Os barcos da classes VPRS, ORC, BRA-RGS, Clássicos, Mini Transat e Bico de Proa, elegíveis conforme o AR, devem ser inscritos no ICRJ (https://www.icrj.com.br/vela/inscricao.html), acessando-se o e-mail (vela@icrj.com.br) ou no ICS pelo e-mail (nautica@icsantos.com.br), ou ainda, entrega da ficha de inscrição na secretaria náutica até às 10h de sexta-feira (04/11/2022).

A Regata Santos-Rio conta com os apoios das prefeituras municipais de Guarujá e de Santos, que viabilizou a utilização do Deck do Pescador para o desfile de barcos; da Autoridade Portuária, que interditará o estuário para navios mercantes entre 9h30 e 12h de sexta-feira, e da Marinha do Brasil, responsável pela escolta das tripulações até o Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo