Navio de guerra dos EUA chega a Taiwan e navega pela região

Os exercícios militares entre EUA e Taiwan fazem a tensão com a China aumentar significativamente

Destroier USS Milius, da frota dos EUA, chegou nesta segunda-feira (17) a Taiwan, elevando a tensão na região – Foto: Marinha dos EUA/ Via Reuters/Divulgação

O navio de guerra USS Milius, da frota militar dos Estados Unidos (EUA), chegou neste domingo (16) a Ilha de Taiwan, e navegou tranquilamente pelo estreito de Formosa, que separa ilha da China.

De acordo com informações do Departamento de Defesa dos EUA, o envio do navio de guerra já estava previamente agendado, pois se trata de um exercício militar conjunto com as forças armadas de Taiwan, principalmente com a Marinha.

A tensão na região aumento significativamente, principalmente porque a China pretende anexar Taiwan a seu território, e classifica as autoridades taiwanesas como cidadãos chineses rebeldes.

Na realidade, o governo dos Estados Unidos enviou o navio de guerra porque a China realizou na semana passada exercícios militares na região, tendo inclusive feito um bloqueio naval na ilha.

O governo norte-americano tenta, a todo custo, reduzir a área de influência da China no Pacífico. A china aproveita a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, para reivindicar a Ilha de Taiwan, a qual pretende anexá-la como seu território, assim como fizeram os russos com os territórios ucranianos.

As autoridades de Pequim, capital da China, se mostraram irritados com a reunião da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, com o presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy.

O presidente da China Xi Jinping, classificou a reunião como uma intromissão do governo norte-americano nos assuntos internos da China.

A 7ª Frota da Marinha dos EUA disse que o destroier USS Milius realizou a navegação em águas internacionais, e que a soberania da China não foi afetada, já que Taiwan é um país soberano, apesar de não ser reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A China, que possui assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, nunca renunciou ao uso da força para tentar colocar Taiwan sobre o seu poder, porém sempre respeitou a decisão das autoridades da ilha, principalmente por causa do receio de uma guerra com os Estados Unidos.

Já o governo de Taiwan sempre rejeitou as reivindicações territoriais da China e afirmou que somente o povo da ilha pode decidir seu futuro.

Plebiscitos realizados pelas autoridades de Taiwan revelam que a maioria dos cidadãos taiwaneses são contrários a anexação da ilha pela China.

Com informações das Agências France Presse, Deutsche Welle e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo