Na reta final do prazo do CAR/MS, aquidauanenses tiram dúvidas em evento

Sistema Famasul realiza palestra sobre o CAR/MS e apresenta ações da instituição à nova diretoria – Foto: Divulgação

Sistema Famasul realiza palestra sobre o CAR/MS e apresenta ações da instituição à nova diretoria – Foto: Divulgação

Faltam apenas 20 dias para o término do prazo do CAR/MS – Cadastro Ambiental Rural. Porém, em Aquidauana os produtores rurais ainda têm muitas dúvidas sobre como realizar o cadastramento. Para modificar este cenário, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS realizou uma palestra sobre o tema no sindicato rural do município.

De acordo com a consultora técnica da instituição, Daniele Coelho, a principal dúvida dos aquidauanenses refere-se à localização geográfica da região. “Os produtores rurais queriam saber se eles se encaixam na categoria de planície alagada, ou o que chamamos de CAR Pantanal. Neste caso, dependendo da área, eles se enquadram nessa situação específica”.

A palestra contou com a participação de mais de 20 pessoas, entre produtores e técnicos. O prazo final para o preenchimento do CAR é 05 de maio deste ano. Para Danielle, é fundamental que o produtor não deixe para realizar o cadastramento muito próximo ao prazo final. “Nossa orientação principal é cautela, em dois quesitos: primeiro, não deixar para última hora, próximo do prazo final. E, segundo, tomar cuidado com todas as informações cadastradas, consultando sempre um profissional habilitado”, orienta. O CAR/MS é obrigatório e o responsável pelas informações na inscrição é o produtor rural.

Em Aquidauana, parte da equipe da Unidade de Relações Instituições do Sistema Famasul, formada pelas advogadas Ana Cecília Pereira e Viviane Bastos, apresentou à nova diretoria do sindicato rural do município a estrutura do Sistema Famasul e uma orientação sobre as obrigações legais da instituição.

“A diretoria é nova tanto na idade como em relação ao tempo que assumiu a instituição”, brinca Ana Cecília. “Por isso, é importante que os novos dirigentes conheçam o funcionamento do sistema sindical e também onde e como atua cada segmento, para assim, se direcionar corretamente diante de cada situação”. A nova gestão do Sindicato Rural de Aquidauana iniciou em março deste ano, comandada pelo produtor Frederico Stella.

O supervisor regional do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Rodrigo Santana, ministrou uma palestra sobre o funcionamento da estrutura e dos cursos desenvolvidos pela instituição, com foco no perfil socioeconômico do município. “Na região, a atividade predominante é a pecuária, com 50% da área composta por pasto. Portanto, destaca-se em Aquidauana o programa de recuperação de pastagens, Mais Inovação, e as capacitações referentes ao setor, como doma racional e casqueamento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo