MS recebe etapa do Congresso Internacional da raça Santa Gertrudis

Rebanho número 1 da raça, localizado em Nova Andradina/MS, será mostrado na etapa do Congresso

No dia 3 de dezembro, a partir das 8 horas, a Associação de Criadores de Santa Gertrudis (ABSG) realiza na Fazenda Lirio do Vale, em Nova Andradina – MS, a etapa MS do Congresso Internacional da raça que comemora os 70 anos da chegada do Santa Gertrudis no Brasil. No dia de campo, entre os temas apresentados, estará o cruzamento industrial com nelore e apresentação sobre o GPBife – programa realizado pela Embrapa/Geneplus.

Foto: Divulgação

A Lirio do Vale é onde está hoje localizado o rebanho remanescente, ou número 1, originário do King Ranch, berço da raça nos EUA. Lá poderemos ver toda a performance genética da raça e, mais ainda, como são seus resultados no cruzamento com o nelore, tanto ½ sangue como ¾, que é a segunda cruza em cima da F1 Santa, onde inseminamos e fazemos repasse com touros Santa Gertrudis”, explica Anderson Fernandes, técnico da associação e consultor veterinário da fazenda.

Anderson explica também que são trabalhadas cerca de 2 mil matrizes na propriedade. “A propriedade só trabalha com cria e temos esses animais com alta carga genética do Santa Gertrudis Puros de Origem”, enfatiza o veterinário.

O pesquisador Maury Dorta, da Embrapa Gado de Corte e coordenador do programa Geneplus, pontua que a apresentação sobre o GPBife pretende mostrar aos produtores e ao público presente a importância do suporte ao produtor na produção do gado comercial, que precisa lançar mão de ferramentas para a melhor rentabilidade de sua produção.

Mostraremos no dia de campo que esse suporte é feito a partir de um diagnóstico inicial do rebanho, definindo assim um objetivo do criador e conhecimento do nível de controle zootécnico existente na propriedade. A partir daí, elaboramos um plano de trabalho com ações que comporão um processo de melhoramento genético a ser implantado neste rebanho. O GPBIFE atende a rebanhos em todos os níveis de controle zootécnico, estabelecendo metas compatíveis a cada realidade com foco na evolução ao longo do tempo”, pontua o pesquisador.

O Congresso será realizado entre os dias 26 de novembro e 11 de dezembro e pretende reunir delegações de mais de 10 países de diversos países de, de vários continentes. O roteiro percorrerá quatro estados brasileiros, com dezesseis dias de palestras técnicas abordando diversos temas sobre a pecuária brasileira, bem como visitas a fazendas que adotam os mais variados modelos de produção.

O dia de campo na Lirio do Vale será uma oportunidade ímpar dos participantes conhecerem um dos maios importantes berços do Santa Gertrudis no Brasil, além das palestras serviremos também um almoço típico sul-mato-grossense, a terra que respira pecuária”, ressalta o presidente da ABSG, Gustavo Barretto.

Mais informações, como cadastramento para o dia de campo, só acessar o site www.santagertrudis2023.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo