Morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo

Ou simplesmente Zagallo, uma das maiores lendas do futebol brasileiro

O jogador e técnico Zagallo, morreu na noite desta sexta-feira (05), no Rio de Janeiro, aos 92 anos. Ele foi uma das maiores lendas do futebol brasileiro, e deixou sua marca na história do esporte.

Zagallo, a lenda do futebol brasileiro, deixou a vida para entrar definitivamente na história do esporte mais amado do Brasil, o futebol, conforme anunciou a nota de pesar escrita em seu Instagram por familiares e assessores.

Jogador e técnico Mário Jorge Lobo Zagallo – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em Maceió, capital do Estado de Alagoas, no dia 09 de agosto de 1931. Chegou ao Rio de Janeiro com apenas oito meses de idade, trazido por seus pais. A família se estabeleceu no Bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade, nas proximidades do America Footbal Club (Rubro America).

Jogando bola com amigos pelas calçadas do bairro, mais precisamente na Praça Afonso Pena, assumiu o gosto pelo esporte e, destemido, disse as pessoas que seria jogador de futebol. Assim o fez.

O problema, no entanto, foi convencer os pais, o Sr. Haroldo e a Dona Maria Antonieta. Na década de 1940, ser jogador de futebol não era bem visto pela sociedade, mas com o apoio do irmão mais velho, conseguiu em 1948 ingressar nas categorias de base do América, clube do qual seu pai era sócio.

No América Footbal Club permaneceu até o ano seguinte, quando foi contratado pelo Flamengo, que se tornou seu clube do coração. Diante da pressão exercida por outros jogadores, deixou o centro do meio de campo para jogar na ponta-esquerda.

Em 1950, aos 19 anos, foi convocado para servir o Exército. Naquele ano, o Uruguai venceu a Copa do Mundo, deixando os torcedores brasileiros calados no Maracanã.

Em 1958, Zagallo foi convocado por Vicente Feola para ser um dos jogadores da Seleção Brasileira. Disciplinado, ao lado de Pelé e de Garrincha, levou o Brasil ao topo do mundo da bola, na final contra a Seleção da Suécia. Neste ano, a Taça Jules Rimet foi entregue aos jogadores brasileiros, tendo sido erguida no meio do Maracanã por Bellini (Hilderaldo Luís Bellini).

O velório de Zagallo será realizado neste domingo (07), a partir das 09h30min (horário de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Avenida Luiz Carlos Prestes, na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

Já o sepultamento será realizado às 16 horas (horário de Brasília), no Cemitério São João Batista, no Bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou Luto Oficial em todo o país por três dias.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo