Morre em SP o apresentador e jornalista Goulart de Andrade

Jornalista Goulart de Andrade – Foto: Divulgação

Jornalista Goulart de Andrade – Foto: Divulgação

Morreu na madrugada desta terça-feira (23/08) no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo (SP), aos 83 anos de idade, o jornalista e apresentador Goulart de Andrade. Ele estava internado há duas semanas e seu estado de saúde piorou nas últimas horas em decorrência de problemas cardiorrespiratórios.

De acordo com informações da Assessoria de Goulart de Andrade, o velório do jornalista será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, e a pedido dele, seu corpo será cremado.

Luiz Felipe Goulart de Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 03 de abril de 1933. Iniciou sua carreira em 1958, no Programa ‘Preto no Branco, da extinta TV Rio. Na década de 70 se transferiu para a TV Globo, apresentando os programas ‘São Paulo Especial’ e ‘Globo Shell Especial’.

Na década de 80 criou e apresentou o Programa ‘Plantão da Madrugada’, também na TV Globo. Posteriormente, decidiu se transferir para a TV Bandeirantes (BAND), onde apresentou o programa ‘Comando da Madrugada’.

Goulart de Andrade trabalhou em praticamente todas as emissoras de TV do Brasil, como TV Tupi, TV Excelsior, TV Globo, TV Manchete, TV Gazeta, TV Record, TV Bandeirantes (BAND) e SBT.

Em 61 anos de carreira, entrevistou personalidades famosas, como o ex-presidente Jânio Quadros, Chico Buarque de Holanda, Washington Olivetto, César Camargo Mariano, entre outros.

Em 2014, durante uma entrevista concedida ao Programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, Goulart de Andrade contou como criou o bordão ‘Vem Comigo’, uma de suas marcas registradas.

Segundo o jornalista, o bordão ‘vem comigo’ foi criado quase que por acaso, quando fazia uma reportagem em uma boate. Durante a matéria ele disse o termo para o cinegrafista ‘Capeta’, um amigo inseparável, indicando que era para fazer um plano em sequência, sem cortes.

Na edição, ele e os editores perceberam que o bordão ‘vem comigo’ funcionava e o mantiveram nas demais reportagens.

Assim que soube da morte do jornalista, o apresentador Otávio Mesquita disse que a sua principal inspiração foi justamente Goulart de Andrade, que inventou programas inteligentes para serem apresentados durante as madrugadas.

Atualmente, Goulart de Andrade apresentava o Programa ‘Vem Comingo’ na TV Gazeta, onde alunos da Fundação Cásper Líbero repaginavam antigas reportagens feitas pelo jornalista, dando uma linguagem atual.

Goulart de Andrade deixa a mulher, Margareth Bianchini, com que viveu por cerca de 13 anos, três filhos, três netos e uma bisneta.

Comando da Madrugada – Fantasmas na Câmara Municipal (TV Manchete)

Com informações das Agências Brasil e Estado e do Portal UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo