Morre em Campo Grande (MS) a professora e escritora Maria da Glória Sá Rosa

Escritora Maria da Glória Sá Rosa, tendo ao seu lado o presidente da ASL, Reginaldo Alves Araújo, e também, os ex-governadores Wilson Barbosa Martins e André Puccinelli – Foto: Álvaro Barbosa

Escritora Maria da Glória Sá Rosa, tendo ao seu lado o presidente da ASL, Reginaldo Alves Araújo, e também, os ex-governadores Wilson Barbosa Martins e André Puccinelli – Foto: Álvaro Barbosa

Morreu na noite desta quinta-feira (28/08) no Hospital El Kadri, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, aos 88 anos de idade, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a professora e escritora Maria da Glória Sá Rosa, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL).

Maria da Glória Sá Rosa nasceu no Estado do Ceará, mas adotou Mato Grosso do Sul como seu Estado do coração, tendo afirmado por várias vezes que se sentia como sendo uma legítima sul-mato-grossense.

O Presidente da ASL, Reginaldo Alves Araújo, disse que com a partida da acadêmica Maria da Glória Sá Rosa, a cadeira de nº 19, ocupada por ela, permanecerá invariavelmente vazia.

Ela [Maria da Glória Sá Rosa] é considerada a escritora número 1 do Estado e deixará muitas saudades a todos. Professora Glorinha, como é mais conhecida por todos, é de uma luminosidade extraordinária”, disse o presidente da ASL.

Outra cadeira muito especial, e que ainda se encontra vazia, é a de nº 1, pertencente a Manoel de Barros, que faleceu 13 de novembro de 2014.

Já o escritor e poeta Rubênio Marcelo, também membro efetivo da Academia de Letras de Mato Grosso do Sul, disse em entrevista que todos estavam acompanhando de perto os momentos difíceis pelos quais passava a escritora Maria da Glória Sá Rosa, principalmente no que se refere a saúde, já muito fragilizada.

A gente já vinha acompanhando os momentos difíceis de saúde da nossa querida Glorinha. Mas tínhamos fé. Ela sempre foi muito forte, suplantava tudo. A verdade é que a cultura de MS perde sua principal página. A história de Professora Glorinha se confunde com a história do nosso Estado“, disse Rubênio Marcelo.

Maria da Glória de Sá Rosa nasceu no dia 04 de novembro de 1927, no município de Mombaça, no Estado do Ceará. Sempre demonstrou aptidão pelas artes, principalmente literatura. Foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde lecionou por aproximadamente 26 anos.

A escritora Glorinha, como ficou carinhosamente conhecida, publicou dezenas de livros e centenas de artigos sobre cultura para jornais e revistas. Dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande e se tornou uma ‘expert’ em cultura francesa.

Teve grande participação no cinema e no teatro de Mato Grosso do Sul, tendo trabalhado no Cine Clube de Campo Grande, e no Teatro Universitário. Dirigiu espetáculos musicais e teve vários cargos na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Recebeu o título de ‘Cidadã de Sua Cidade’, a Medalha do seu ‘Centenário’, a Medalha do ‘Mérito Legislativo’, a ‘Medalha da Ordem do Mérito do Estado’ e a Medalha de ‘Honra ao Mérito’.

Além desses, Maria da Glória Sá Rosa, que é Doutora Honoris Causa pela UFMS e pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco, também recebeu o Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo