Morre Alberto Ginulfi, goleiro que pegou pênalti de Pelé

Arqueiro italiano fez carreira com a camisa da Roma

Morreu nesta quarta-feira (6), aos 81 anos de idade, o ex-goleiro italiano Alberto Ginulfi, que defendeu um pênalti de Pelé em 1972.

Alberto Ginulfi defendeu a Roma nas décadas de 1960 e 1970 (Foto: Ansa)

Nascido em Roma, em 30 de novembro de 1941, Ginulfi fez carreira defendendo as traves do clube homônimo da capital, pelo qual faturou duas Copas da Itália, em 1963/64 e 1968/69.

Em 1972, em um amistoso contra o Santos no Estádio Olímpico de Roma, defendeu um pênalti de Pelé e recebeu os elogios do “Rei” no fim da partida.

“Daquele dia, lembro sobretudo do reconhecimento que ele me fez. Ele me deu a camisa e, no fim do jogo, me convidou para a embaixada brasileira.

Pelé era um mito para mim”, disse Ginulfi no fim do ano passado, logo após a morte do maior jogador de todos os tempos.

O ex-goleiro guardou o uniforme de Pelé até o fim da vida, recusando inúmeros pedidos de compra ou empréstimo.

Os dois já haviam se cruzado três anos antes, em outro amistoso, no qual o italiano entrou apenas no segundo tempo e fez defesas difíceis. Na época, um procurador disse a ele que Pelé o tinha elogiado e sugerido até sua contratação. “Aquilo foi ainda mais gratificante que o pênalti”, contou Ginulfi em 2022.

Ele também jogou por Verona, Fiorentina e Cremonese e, após a aposentadoria, foi treinador de goleiros no Napoli durante a “era Maradona”, nos anos 1980. “Foi o maior de todos”, afirmou Ginulfi certa vez, ao falar sobre sua relação com o ex-craque argentino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo