MIS exibe filmes de até um minuto feitos em todo o mundo

Cena do filme ‘Caixa Mágica’ – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Seria possível contar uma história por meio de vídeo em apenas um minuto? O Festival do Minuto, que acontece no Museu da Imagem e do Som na próxima segunda-feira, 3 de junho, às 19 horas, mostra que sim.

Serão exibidos vídeos feitos em todo o Brasil e no mundo, com curadoria do Festival do Minuto, que selecionou os melhores minutos do ano anterior para exibição gratuita em centenas de museus e locais de difusão cultural por todo o Brasil, de 3 a 9 de junho. No MIS, esta exibição acontece no dia 3.

O Festival é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e SPCine, com patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE).

Cena do filme ‘Canja Invernal’ – Foto: Divulgação

No ano passado, os vídeos foram exibidos em 313 instituições culturais de 27 estados brasileiros, atingindo cerca de 32 mil espectadores. Este ano, 2019, o Festival oferece duas mostras: os Melhores Minutos de 2018 e os de 2017 com produções de até um minuto feitas por realizadores que foram destacados pela curadoria ao longo do ano. Também há o recurso de acessibilidade disponível: os vídeos possuem versões com legenda descritiva e audiodescrição.

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. Ele foi o pioneiro no formato no mundo, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.

Ao longo de seus 25 anos, o Festival do Minuto acompanhou a evolução dos vídeos, apoiando o uso de novas tecnologias (como celulares, câmeras portáteis) e conceitos de narrativa, edição, som e imagem.

Cena do filme ‘From the middle of nothing’ – Foto: Divulgação

Para a coordenadora do MIS, a cineasta Marinete Pinheiro, a importância de o museu participar da Rede de Exibição do Festival do Minuto reside na importância de oportunizar gratuitamente à população o acesso a filmes produzidos no mundo. “É importante também mostrar o poder da síntese, o quanto um minuto pode ser tão grande, tão longo, como contar algo em tempo pouco tempo. O Festival evidencia narrativas e técnicas diferenciadas no que temos de mais precioso, o tempo, um minuto”.

Confira abaixo os catálogos dos filmes que serão exibidos:

Catálogo de Filmes 1

Catálogo de Filmes 2

Serviço

Rede de Exibição 2019 do Festival do Minuto

Quando: 3 de junho de 2019

Horário: 19 horas

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS (3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania: avenida Fernando Corrêa da Costa, 559).

Telefone: (67) 3316-9178

Mais informações no site http://www.festivaldominuto.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo