Ministério da Cultura e prefeitura de Bonito convidam para mergulho literário na FLIB

Entre 8 e 11 de julho o universo mágico da literatura invade praça bonitense.

Ator e diretor Antônio Pitanga – Foto: Divulgação

Ator e diretor Antônio Pitanga – Foto: Divulgação

Lançada oficialmente, nessa terça-feira, 23 de junho a Feira Literária de Bonito – FLIB promete ser um marco cultural para Mato Grosso do Sul e para o País. Autoridades, artistas, escritores, educadores e leitores prestigiaram o evento na Leparole, em Campo Grande que anunciou a programação inteiramente gratuita.

Sob o tema “Literatura: Delírio da Palavra”, a feira faz uma homenagem ao poeta Manoel de Barros. A curadora da feira, a profa. Dra. Maria Adélia Menegazzo deu as boas vindas aos convidados elevando o nome da cidade de Bonito, afirmando ser mais que um adjetivo. Um evento dessa proporção a torna substantivo e concreto, tornando real para a comunidade a cultura. “É um modo de reflexão ímpar e que ainda reverte na sensibilização da sustentabilidade”, reforçou.

A programação foi toda pensada para permitir aos participantes o encontro com renomados autores, em palestras e conversas, o contato direto com profissionais que entendem da magia da contação de história e as transformações que elas são capazes de despertar, das além de oficinas para ampliar as possibilidades do estudo e do ensino da literatura brasileira.

Serão quatro dias de evento com agenda de manhã, a tarde e a noite. A primeira atividade da Feira, na quarta-feira, 8 de julho, após a solenidade oficial de abertura, será a peça com o ator Jonas Boch “O Delírio do Verbo” cujo roteiro é todo inspirados nas obras de Manoel de Barros. O estilo literário vai estar presente também na peça de Elisa Lucinda em “Viver de Poesia”.  Uma programação intensa e muito versátil estimula os participantes a pensarem e vivenciarem a literatura em suas diversas formas. Uma delas será proposta pela blogueira Patrícia Pirota, em uma abordagem prática na oficina “Literatura na Rede”, estilos modernos e inovadores da arte de escrever.

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito lembrou que a realização da FLIB é fruto da emenda parlamentar do atual assessor especial dos Correios, Antônio Carlos Biffi que em 2014, ainda como deputado federal, defendeu recursos para a Feira. Segundo Leonel, o evento é um grande passo para Mato Grosso do Sul e convocou a todos para um engajamento. “A FLIB precisa chamar a atenção de todos, divulguem e, sobretudo, levam as crianças para estarem próximas desse universo”, ressaltou.

Expectativa

A professora de Literatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Jardim, Susylene Dias de Araújo conta que está muito empolgada com a FLIB. “Eventos como esse são fundamentais para a formação da leitura e pensar a literatura como política pública é um grande marco”, disse sugerindo que a Feira entre para o calendário anual da cidade.

 FLIB – A Feira Literária de Bonito será realizada entre os dias 8 e 11 de julho na Praça Central de Bonito. Realização: Ministério da Cultura e Prefeitura de Bonito. A organização e produção são da Mandala Produções. Parceiros: Fecomércio, Sesc, LeParole, Saravia, União Brasileira dos Escritores MS, Gráfica e Editora Alvorada, Grupo Companhia das Letras, Life, Gibicicleta e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

As inscrições para as palestras, oficinas e demais atividades podem ser feitas no site: www.flibonito.com.br. Maiores informações pelo e-mail: feiradebonito@gmail.com

Fonte: Contexto Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo