Mercado da Panificação segue aquecido e eleva expectativas para a FIPAN 2023

Nova pesquisa do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação aponta o setor da panificação como exponencial econômico. Investidores, produtores e panificadores têm encontro marcado na FIPAN que acontece nos dias 25 a 28 de julho no Expo Center Norte.

O setor da panificação e confeitaria no mercado brasileiro tem suma importância por unir uma cadeia de produção que abrange o agronegócio, a indústria e também serviços, atrelando uma complexa rede de empregos e negócios muito aquecidos por ter um fluxo bastante intenso.

Um novo estudo do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação trouxe dados mais atualizados que destacam como a panificação e confeitaria seguem extremamente pertinentes ao mercado como um todo, incluindo o PIB nacional. A divulgação dos dados aquece as expectativas dos investidores e profissionais do setor para a combinação de negócios na FIPAN 2023, com a feira sendo uma das melhores oportunidades de vendas no ano inteiro.

Foto: Divulgação

Além de reunir diversos integrantes importantes de todo o mercado do food business, a FIPAN 2023 também agrega o Congresso FIPAN, evento que traz as maiores novidades e tendências do setor através de palestras e talks exclusivos. A palestra de maior destaque acontece no primeiro dia do evento, em 25 de julho, às 10h20 com Samy Dana, economista, administrador e jornalista com passagens na Jovem Pan e Globo.

Em comparação com 2021, o ano de 2022 para o setor viu o crescimento das vendas em 18,30% com apenas o pão francês representando 8,8% do faturamento total. “O crescimento de vendas, por trimestre, foi de 19,11% (1º tri), 20,61% (2º tri), 18,27% (3º tri) e 15,20% (4º tri), com média nominal de aumento de vendas de 18,30% na performance comparativa de 2022 frente a 2021. Vale lembrar que no período do quarto trimestre de 2021 já estávamos em um momento de pós-pandemia e o percentual de retração frente aos outros períodos é justificado”, destaca o estudo.

O IDEAl prevê, entretanto, um crescimento menor do setor para 2023, devido a diversas instabilidades políticas e falta de definição de cargas de impostos por conta, também, da polêmica Reforma Tributária que está pautada no Senado. Ainda assim, os indicadores apontam um crescimento entre 9% a 12% para este ano.

O estudo destaca que a inflação causada pela pandemia impactou o setor, principalmente a panificação e confeitaria por causa da alta de 31% do valor do trigo – também impactado pela Guerra na Ucrânia, cujo país é um dos principais exportadores mundiais.

Em colaboração com o SEBRAE, a IDEAl trouxe também dados referentes a representação do porte das 286.764 empresas que representam o setor de panificação e confeitaria no Brasil. De acordo com os dados, as empresas estão nos portes MEI (71,77% ou 205.804 empresas), ME (24,51% ou 70.276 empresas),EPP (3,08% ou 8.836 empresas) e Demais (0,64% ou 1.848 empresas).

No top 5 do ranking de cidades com mais empresas do setor temos São Paulo na liderança – com 21.388; depois o Rio de Janeiro com 12.850; então, Belo Horizonte com 5.046; Brasília com 4.974 e, fechando o ranking, Salvador com 4.388. O estudo também destaca a importância do MEI para a movimentação comercial pujante do setor. “Em uma estratificação, de todas as empresas do setor, mais de 205 mil são no perfil MEI. Ou seja, 71,77%. Em uma curva crescente, desde 2019 a abertura de negócios não para, chegando ao ápice histórico de 50.217 só em 2021. E, em 2022, esse número já alcança 39.050”, destaca.

Foto: Divulgação

Faturamento de bilhões

O estudo teve acesso aos dados de faturamento das empresas de panificação e confeitaria, sendo, nos portes ME, EPP e DEMAIS foi de: R$125,22 bi em 2022 e R$105,85 bi em 2021. Já as empresas do porte MEI, em uma estimativa, faturaram R$3,7 bi em 2022.

O faturamento alto reflete a movimentação da população nos estabelecimentos. Projeta-se que 47,5 milhões de pessoas visitem as padarias brasileiras todos os dias. O número representa que 22,1% da população brasileira passa pelas padarias e confeitarias diariamente. O fluxo de clientes chegou a aumentar em 2022, registrando crescimento de 3,59%.

O faturamento crescente também exige constante renovação do setor que precisa abraçar novas ideias para atingir mais consumidores. No caso, a pesquisa aponta que o consumidor está priorizando o Q-Commerce (o Quick Commerce, comércio rápido). Isso reflete diretamente nas vendas on-line que são vistas como uma norma de sucesso nos negócios da panificação, independente da plataforma escolhida.

Não é só a população jovem ou de meia idade que aproveita as facilidades da internet. Os digital seniors, com 60+, também se adaptaram durante a pandemia e têm optado por pedir suas compras on-line. Entretanto, é frisado que os estabelecimentos precisam oferecer serviços de atendimento ao cliente com profissionais qualificados para responder dúvidas e reclamações.

O estudo destaca que a indústria também passou a vender diretamente ao consumidor final sem a necessidade de lojistas e isso empurra o principal fator para atrair crescimento nas vendas: alta qualidade no produto final oferecido pelo estabelecimento. Por exemplo, o levantamento ainda constatou que 48% das pessoas afirmaram preferirem consumir produtos de qualidade e confiança frente a um pão mais barato.

Outro dado elucidativo é que, enquanto 60% dos consumidores procuram novas experiências, 67% continuam escolhendo produtos clássicos, com um toque diferente – impulsionando novas receitas e experimentações de produtos orgânicos e artesanais.

Foto: Divulgação

Serviço:

FIPAN – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business

25 a 28 de julho, das 13:00h às 21:00h (no dia 28, o encerramento acontecerá às 19:00h) no Expo Center Norte, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, Capital.

Não é permitida a entrada de menores de 14 anos.

É necessário credenciamento no site do evento: www.fipan.com.br

Valor da credencial válida para todos os dias de visitação é de R$ 90,00.

Evento promovido pelo Sampapão, sigla que congrega a Associação e Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, Escola Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC e Fundipan.

Organização e comercialização: Seven.

As inscrições para congressistas assim como a grade completa já estão disponíveis através do site da FIPAN. A inscrição para o Congresso FIPAN dá direito a entrada na FIPAN 2023. A inscrição diária tem preço de R$150,00. Já o pacote com os três dias de conteúdo do Congresso FIPAN custará R$300,00.

Congresso FIPAN é realizado pelo SAMPAPÃO e AIPESP.

Organização: Seven.

Patrocinado por:

DORATTA

JTI

ECOBIER

AMÉRICA ENERGIA

VANTAGE FOOD

MEIWA EMBALAGENS

FRITSCH

Serviço:

Congresso FIPAN 2023

De 25 a 27 de julho de 2023.

Local: Centro de Convenções do Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, Capital.

Horário: das 10 às 13 horas.

Valores da inscrição: 150,00 por dia ou R$ 300,00 para todos os dias

A inscrição dá direito a visitar a FIPAN 2023 gratuitamente.

Não é permitida a entrada de menores de 14 anos.

Site: www.fipan.com.br/congresso2023.

Evento promovido pelo SAMPAPÃO e AIPESP.

Organização e comercialização: Seven.

Site: www.fipan.com.br/congresso2023.

Evento promovido pelo SAMPAPÃO e AIPESP.

Organização e comercialização: Seven.

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