Melo e McDonald param nas oitavas de final no ATP 250 de Adelaide, na Austrália

Foi o segundo torneio seguido da dupla na cidade australiana neste início de temporada 2023 - no primeiro chegaram até a semifinal

McDonald e Melo retomaram a parceria na Austrália (@rakutenopen)

São Paulo (SP) – Em um jogo equilibrado, o mineiro Marcelo Melo e o norte-americano Mackenzie McDonald pararam nas oitavas de final no ATP 250 de Adelaide, na Austrália. No início da manhã desta quarta-feira (11), o britânico Lloyd Glasspool e o finlandês Harri Heliovaara – cabeças de chave 4 – marcaram 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/3, em 1h09min. Este foi o segundo torneio seguido de Melo e McDonald na cidade australiana neste começo de temporada 2023.

“Hoje não deu para nós. Jogaram de novo muito bem. Eles vêm jogando muito bem, foram campeões aqui na semana passada. Tivemos bastante chance, um total de cinco break points, especialmente no primeiro set, para sacar para o set. Uma oportunidade muito grande, que temos de aproveitar, principalmente com esses times que jogam muito, porque eles acabam voltando e, no tie-break, jogaram melhor”, explicou Marcelo, que tem o patrocínio de Centauro e BMG, com apoio de Volvo, Head, Voss e Asics.

Na semana passada, no primeiro torneio em Adelaide, Melo e McDonald pararam na semifinal também diante de Glasspool e Heliovaara, que foram os campeões do ATP 250.

“De qualquer forma foi bom, por ter feito mais um jogo com o Mc, pegando mais entrosamento, mais experiência. Acho que a partida foi bem melhor para nós do que no primeiro torneio, apesar de termos perdido. Conseguimos controlar mais. É seguir, dia a dia, que os resultados grandes virão, com certeza, porque estamos jogando muito bem juntos”, completou o mineiro.

O jogo – Um primeiro set sem quebras foi decidido no tie-break. Antes, Melo e McDonald tiveram quatro chances de break, para sacar na sequência para o set, mas os adversários salvaram. No tie-break, a vitória foi de Glasspool e Heliovaara por 7-3. O equilíbrio continuou no início do segundo set, com o mineiro e o norte-americano em busca da reação, para empatar e levar o jogo para o match-tie break. Mas, no  sétimo game, o britânico e o finlandês conseguiram o break para passar à frente, 4/3  – no game anterior, mais uma oportunidade de quebra para Melo e McDonald. Aí, na sequência, os adversários confirmaram o serviço e, depois, com novo break, fecharam em 6/3 para seguir em Adelaide.

Com os dois ATP 250 de Adelaide, Melo e McDonald disputaram três torneios juntos até agora – no ano passado foram campeões no ATP 500 de Tóquio, no Japão. em outubro, retomando a parceria na Austrália. No ranking mundial de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), divulgado na segunda-feira (9), Melo soma 1.940 pontos, na 39ª colocação.

Quatro vitórias em 2023 – Em Adelaide, na abertura da temporada 2023, Marcelo Melo somou quatro vitórias ao lado de Mackenzie McDonald. Na temporada 2022, terminou com 32. Com o croata Ivan Dodig ganhou cinco jogos nos dois ATP 250 de Adelaide, um no Australian Open e um no Masters 1000 de Miami. Com o alemão Alexander “Sascha” Zverev, Melo tem duas vitórias no Masters 1000 de Monte Carlo. No ATP 250 de Lyon, com o argentino Maximo Gonzalez, venceu três vezes, com mais uma vitória na estreia em Roland Garros. Com o sul-africano Raven Klaasen, ganhou duas partidas na Holanda, uma na estreia em Wimbledon, três no ATP 250 de Newport e três no ATP 250 de Los Cabos. Com o italiano Simone Bolelli foram duas vitórias no ATP 250 de Winston-Salem. De volta com Klaasen, vitória na estreia do US Open. Em San Diego, ATP 250, ganhou duas com o gaúcho Marcelo Demoliner. Quatro com Mackenzie McDonald em Tóquio. E uma com Hurkacz em Viena.

Recordista em títulos, participações em Grand Slam, ATP Finals e semanas no topo do ranking – Marcelo Melo, 39 anos, é recordista brasileiro em número de títulos, 36 conquistas. Dos títulos, todos em duplas, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) e nove Masters 1000, além de dez ATP 500 e 15 ATP 250. Tem o recorde, também, em semanas no topo do ranking da ATP – 56, único brasileiro na história a ser número 1 do mundo em duplas. E esteve entre os Top 10 por oito temporadas seguidas. É recordista em participações em Grand Slam, com 61 edições, e em presença no ATP Finals – completou oito seguidas em 2020. Em 2019 chegou a 500 vitórias, na estreia no ATP 500 de Washington, passando a ser o 35º jogador de todos os tempos a atingir essa marca.

O primeiro título de Marcelo em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Tem dois Grand Slam, além de um vice em Londres (2013) e um vice (2018) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Xangai 2018 chegou ao nono, depois de ganhar Xangai (2013 e 2015), Paris (2015 e 2017), Toronto (2016), Cincinnati (2016), Miami (2017) e Madri (2017).

Temporada 2022

Campeão

ATP 500 de Tóquio, no Japão

Vice-campeão

ATP 250 de Adelaide 1, na Austrália

ATP 250 de Lyon, na França

ATP 250 de Newport, Estados Unidos

ATP 250 de Los Cabos, no México

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo