Mato Grosso do Sul tem 100% dos municípios com adesão à REDESIM

Sebrae/MS e Jucems realizaram capacitações com o objetivo de auxiliar na implementação da REDESIM em todos os municípios do Estado

Mato Grosso do Sul é o segundo estado do país com adesão de todos os municípios à REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, que permite a abertura, fechamento, alterações e formalização de empresas de forma rápida e integrada. O anúncio foi feito durante evento na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), nesta segunda-feira (28). Ainda na ocasião, as cidades de Sonora e Chapadão do Sul celebraram o compromisso de aderir à viabilidade automática dos processos de abertura de empresas.

Foto: Divulgação

Atingimos 100% dos municípios com adesão à REDESIM, isso mostra que o nosso projeto tem um resultado efetivo e principalmente uma capacidade de aceleração. Estamos apoiando os municípios a melhorarem o ambiente de negócios para as pequenas empresas de Mato Grosso Sul, lembrando que esses pequenos negócios são aqueles que geram maior número de empregos”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck.

Presente no evento, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Walter Carneiro Júnior, frisa o momento em que há o comprometimento dos atores do poder público e da sociedade em integrar o sistema produtivo de Mato Grosso do Sul, garantindo uma melhor entrega e melhorando o ambiente empresarial. “Fundamental este trabalho do Sebrae junto ao Estado e aos municípios que aderem à REDESIM e que tanto facilita esta condição para que as pessoas possam ter maior condição e qualidade de vida por meio do empreendedorismo”.

Desde 2006, o Sebrae é parceiro nas ações conjuntas entre o Governo do Estado e municípios que auxiliam a desburocratização do ambiente de negócios promovendo a competitividade de Mato Grosso do Sul. De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o Estado vive um momento ímpar de investimentos em todos os setores. “A partir do momento que o empresário encontra este ambiente mais favorável, ele tem mais confiança em investir, criando mais oportunidades de negócios, mais empregos e mais renda”.

Durante o evento, o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha, apresentou dados de criação de empresas do Estado, registrando um total de 6.117 novos negócios, de janeiro a julho deste ano. “Isso reforça a nossa competitividade com novos empreendimentos sendo criados, principalmente quando vemos o tempo de abertura reduzido, o que levava até 15 a 20 dias úteis, dependendo do tipo de empreendimento, sendo reduzido para duas horas, mostra o quanto estamos preparados para crescer”, disse.

Viabilidade automática 

Chapadão do Sul e Sonora são os primeiros municípios a terem a viabilidade automática implementada. Ambos participam do programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS, executado em parceria com as Prefeituras Municipais para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. As iniciativas envolvem a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora; entre outros.

Por meio da viabilidade automática, a consulta de localização uma nova empresa, considerada de baixo risco local e sem a necessidade de inscrição estadual, ocorre na hora. “Isto é, uma empresa do segmento de Serviços, por exemplo, pode ter a sua viabilidade autorizada na hora já podendo fazer o registro legal e iniciar a operação”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva.

Além destes dois municípios, já realizaram o termo de aceite da viabilidade automática as cidades de Bela Vista, Costa Rica, Ponta Porã, Bandeirantes, Nova Alvorada do Sul, Jardim, Maracaju, Corumbá, Nova Andradina, Bataguassu e Rio Brilhante.

Com a viabilidade automática temos menos burocracia e mais segurança jurídica para as empresas se instalarem em nosso município”, comemora o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora e demais outras ações do Sebrae podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo