Matheus Mariano garante o primeiro título do Rip Curl Guarujaense de Surf

Surfista de 17 Anos faturou a Junior na Open. Wesley Moraes está perto do bicampeonato. Circuito termina neste domingo na Praia de Pitangueiras.

Surfista Mateus Mariano – Foto: Silvia Winik

Surfista Mateus Mariano – Foto: Silvia Winik

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2015 já tem seu primeiro campeão. Antes mesmo de disputar a final da 3ª e última etapa do Circuito, Matheus Mariano garantiu o título da categoria júnior (até 18 anos) na manhã deste sábado (10). A competição tem sequência no domingo na Praia de Pitangueiras, junto ao Canto do Maluf, definindo os outros oito campeões municipais da temporada, além da atração principal, o supercampeão.

Esta disputa especial será realizada logo após as finais, reunindo os novos campeões e o melhor de todos ganhará uma viagem para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem de dez dias em Bali, oferecida pela Rip Curl. O evento recomeça às 8 horas, com as finais disputadas das 11 às 14h, quando tem início a bateria especial.

Surfista Mateus Mariano – Foto: Silvia Winik

Surfista Mateus Mariano – Foto: Silvia Winik

A definição do primeiro título aconteceu na semifinal, quando Matheus avançou para a decisão, junto com Nathan Kawani, e Leonardo Guimarães acabou perdendo, por apenas 0,1 ponto, ficando em quinto lugar. Guilherme Silva e Vitor Mendes, outros dois grandes talentos de Guarujá, também garantiram vaga para a final, mas não podem mais alcançar Matheus na pontuação. O caminho ainda foi facilitado com a ausência de Théo Fresia, até então líder, que está representando o Brasil no ISA Games.

Matheus saiu do mar e foi comemorar o seu primeiro título na carreira com o pai, Carlos Brandão, o irmão mais novo, Caio, e a namorada, Tali Hanada. “Já tinha feito as contas, sabia o que precisava desde antes do campeonato. Esse é meu primeiro título, é muito bom. Vai me dar muito incentivo. Nunca tinha ganhado nada. Isso acaba abalando e agora vou para os próximos campeonatos muito contente e empolgado”, comemorou.

Mateus Mariano e Carlos Brandão, pai do surfista – Foto: Silvia Winik

Mateus Mariano e Carlos Brandão, pai do surfista – Foto: Silvia Winik

Aos 17 anos, Matheus ainda pode erguer mais uma taça no evento, na disputa do supercampeão, além de tentar a vitória na etapa. “Vai ser legal, com os melhores do Circuito e vou bem motivado, competindo na porta de casa, onde treino todos os dias”, afirmou o surfista. “Dedico esse título a Deus, ao meu pai, que é meu mentor, o meu preparador físico, à minha namorada, sempre me ajudando e ao meu irmão”, destacou o atleta.

Antes da definição do título júnior, aa manhã deste sábado teve as primeiras emoções com a categoria open. Os dois primeiros colocados do ranking, Luiz Diniz e o experiente Ricardo Silva (duas vezes supercampeão) perderam na semi, ficando em sétimo lugar. Dos candidatos ao título, restou Wesley Moraes, mais um supercampeão, que neste domingo tentará o bicampeonato open.

Surfista Gabriel André – Foto: Silvia Winik

Surfista Gabriel André – Foto: Silvia Winik

Nesta categoria, o destaque foi Gabriel André, outro atleta que já tem no currículo o título de supercampeão e está iniciando no Circuito Mundial QS. Ele garantiu a maior nota, 8,67 e a maior somatória, 16 pontos. Além dele e Wesley, estão na final Kaipo Jesus, filho do ícone Jojó de Olivença, e Valdemir Oliveira.

Mas quem saiu feliz da água foi Wesley Moraes, vencedor da etapa passada, na Praia do Tombo. Competindo na praia onde sempre treina, passou em primeiro lugar para a final e, se vencer ou for segundo colocado, ficará com o título. Caso contrário, quem comemorará, da areia, será Luiz Diniz, vitorioso da abertura do campeonato, na Praia de Pernambuco.

“Agora é uma luta difícil. Tem de entrar concentrado, mas estou confiante, com fé em Deus. Já deu certo até agora e vai continuar até o título”, disse Wesley, que está com 24 anos. Se conquistar o bicampeonato, seguirá direto para o mar, para disputar o supercampeão novamente. “Primeiro, é pensar na open, depois nesse título, mas claro que é o sonho de qualquer surfista viajar para a Indonésia. Nunca fui e quero muito ir”, complementou.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios: Shaper Neco Carbone, New Advance, Helio Coconuts Hot Wave, Seeds of Sea Surfboards, Academia Flex, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo