Manifestantes saem as ruas na França e protestam contra a reforma da previdência

Manifestantes saíram nesta segunda-feira (1º) as ruas das principais cidades francesas para protestar – Foto: Jeff Pachoud/AFP

Trabalhadores franceses saíram as ruas de várias cidades para protestar contra a Reforma da Previdência imposta pelo presidente Emmanuel Macron e pela primeira-ministra Élisabeth Borne.

As manifestações que ocorreram hoje (1º de maio), Dia do Trabalhador, deveriam ser para celebrar a data, porém os protestos foram violentos, porque Emmanuel Macron e Élisabeth Borne insistem no projeto da Reforma da Previdência, que deve prejudicar os trabalhadores franceses.

Pela proposta do Governo Francês, a idade mínima para aposentadoria deve subir de 62 para 64 anos. Além disso, outras medidas impopulares estão sendo bastante criticada.

Milhares de pessoas saíram as ruas de Marselha, no Sul da França, para protestar contra a Reforma da Previdência — Foto: Clement Mahoudeau/AFP

Há protestos violentos nas cidades de Paris, capital do país; Nantes, Marselha e Lyon. Em outras cidades, os protestos são menos violentos.

Os manifestantes já incendiaram veículos e danificaram diversas lojas e prédios públicos. A polícia francesa está usando de violência para conter os protestos, usando gás lacrimogêneo, balas de borracha e canhões de água.

Por enquanto não há informações sobre feridos e prisões.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo