Lula desembarca em Lisboa, capital de Portugal, e tem agenda intensa

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula desembarcou em Lisboa, capital de Portugal, na última sexta-feira (21) e, desde então, dedicou-se a ampla agenda em Portugal.

No sábado, 22/4, após ser recebido em uma cerimônia na Praça do Império, Lula encontrou-se com o presidente Marcelo Rebelo no Palácio de Belém e, na sequência, participou da reunião da XIII Cimeira Luso-Brasileira, com o primeiro ministro português António Costa, ao que se seguiu a assinatura de 13 acordos entre os dois países.

O presidente também participou, em Matosinhos, na região do Porto, do Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, evento que reuniu cerca de 200 empresários dos dois países e serviu para abrir portas para atuação mais intensa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Portugal. Lula participou também da entrega do Prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque.

Na sequência da fala no parlamento, Lula seguiu para o Aeroporto Militar Figo Maduro, de onde embarcou para a Madri, para a última escala dessa passagem pelo continente europeu. Na Espanha, o presidente participará de evento com empresários dos dois países, fará uma visita ao presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e terá um almoço com o rei Felipe VI no Palácio Real.

A visita é mais um capítulo da retomada diplomática que iniciada logo após a posse, em janeiro. Lula já viajou para Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, antes de Portugal e Espanha. Além disso, diversos outros chefes de Estado estiveram na posse em 1º de janeiro e houve dezenas de eventos presenciais ou por telefone com líderes mundiais.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo