Líderes da UE fecham acordo sobre 50 bilhões de euros à Ucrânia

Hungria ameaçava vetar inclusão do pacote no orçamento do bloco

Os líderes dos 27 países-membros da União Europeia chegaram a um acordo sobre um pacote de 50 bilhões de euros (R$ 268 bilhões) em ajuda à Ucrânia pelos próximos quatro anos, após as ameaças de veto do premiê da Hungria, Viktor Orbán.

Olaf Scholz chanceler da Alemanha e Viktor Orbán premiê da Hungria em reunião do Conselho Europeu em Bruxelas

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha e Viktor Orbán, premiê da Hungria em reunião do Conselho Europeu em Bruxelas (Foto: Ansa)

“Temos um acordo. Todos os 27 líderes concordaram com um pacote de apoio adicional de 50 bilhões de euros para a Ucrânia dentro do orçamento da UE”, disse Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, fórum que reúne os chefes de Estado ou de governo do bloco.

“Desta forma, garante-se um financiamento constante, de longo prazo e previsível para a Ucrânia”, acrescentou Michel, destacando que Bruxelas assume a “liderança e a responsabilidade” do apoio a Kiev.

Para convencer a Hungria a aceitar o pacote, o Conselho Europeu se comprometeu a fazer um debate anual sobre a utilização dos repasses à Ucrânia, com base em relatórios elaborados pela Comissão Europeia, poder Executivo do bloco.

Além disso, se necessário, o conselho poderá pedir que a comissão apresente uma proposta da revisão da ajuda daqui a dois anos.

No entanto, os líderes rejeitaram uma proposta de Orbán para instituir uma votação anual sobre a manutenção do auxílio a Kiev. Dessa forma, a Hungria não terá poder de veto.

“Hoje é um bom dia para a Europa”, comemorou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Já o mandatário da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a decisão “demonstra mais uma vez a forte união da UE”.

“O apoio financeiro contínuo à Ucrânia reforçará a estabilidade econômica em longo prazo, que não é menos importante que a assistência militar e a pressão das sanções contra a Rússia”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo