LBV realiza ações lúdicas de combate ao Aedes aegypti

Os pequenos aprenderam a identificar ambientes propícios ao desenvolvimento das larvas e conheceram os principais sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito.

A palestra foi ministrada por Ymara Lúcia Zanin Palchetti, coordenadora municipal de Controle de Vetores de Paranaíba – Foto: Fátima Medeiros

A palestra foi ministrada por Ymara Lúcia Zanin Palchetti, coordenadora municipal de Controle de Vetores de Paranaíba – Foto: Fátima Medeiros

O Brasil vive em estado de atenção por conta do aumento dos casos de dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Por conta disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) aposta na conscientização como remédio mais eficaz contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco!

Nessa semana, a Instituição desenvolveu, com o apoio do Controle de Vetores de Parnaíba, uma palestra educativa sobre o assunto, direcionada às meninas e aos meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! e seus familiares. De forma lúdica, a senhora Ymara Lúcia Zanin Palchetti, coordenadora da organização municipal, desenvolveu diversas atividades de conscientização, explicando à garotada como contribuir para que o Aedes aegypti não se prolifere.

Os pequenos aprenderam, por exemplo, a identificar ambientes propícios ao desenvolvimento das larvas do transmissor e conheceram os principais sintomas das doenças. A palestrante ainda reiterou a importância de armazenar adequadamente possíveis recipientes que possam acumular água.

Após a atividade, a criançada percorreu os arredores do Centro Comunitário de Assistência Social e, com o apoio das educadoras sociais da LBV, coletaram objetos que poderiam acumular água – Foto: Fátima Medeiros

Após a atividade, a criançada percorreu os arredores do Centro Comunitário de Assistência Social e, com o apoio das educadoras sociais da LBV, coletaram objetos que poderiam acumular água – Foto: Fátima Medeiros

“Foi gratificante e enriquecedor este dia aqui na LBV, proporcionamos conhecimentos as crianças e seus familiares. O que mais me chamou a atenção foi a participação das crianças, são surpreendentes, nos alegra por saber que elas se preocupam em querer contribuir com um futuro melhor. Estou encantada com o trabalho da LBV, uma forma de ensinar diferenciada, pois é uma Entidade idônea e que se preocupa com o ser humano. Parabéns à Instituição pelo excelente trabalho. Contem sempre com a gente”, ressaltou Ymara Lúcia.

Vale destacar que todas as iniciativas da Legião da Boa Vontade visam à aprendizagem cooperativa e a efetivação do saber. Assim, a Instituição contribui para que os atendidos e seus familiares possam colocar em prática aquilo que aprenderam na explanação. “Nós colocamos a mão na massa, fomos a campo conscientizar as pessoas e catar aqueles resíduos que podem ser mais um criadouro do mosquito”, disse Tiago, de 12 anos.

“Foi gratificante realizar essas atividades de conscientização, porque as crianças podem contribuir muito sabendo como evitar os focos em todas partes. E tudo isso nos impulsiona para querer cada vez mais trazer conhecimentos a elas, para que no dia a dia compreendam que também fazem parte deste grande trabalho de prevenção. A LBV ensina deste de pequeno o valor da conscientização”, comentou a educadora social Ana Patrícia Queiroz.

Em Parnaíba, MS, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Quatro de Julho, 1011 — Santa Lúcia. Para outras informações, ligue: (67) 3668-1847.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo