Justiça Grega proíbe partido neonazista de participar das eleições gerais no país

Julgamento de membros do Grupo Amanhecer Dourado, de ideologia neonazista, realizado em outubro de 2020 na Grécia. — Foto: Louisa Gouliamaki/AFP

A Suprema Corte da Grécia proibiu nesta terça-feira (02), a participação de um partido neonazista nas eleições gerais previstas para acontecer no dia 21 de maio. Um grupo neonazista pretendia formar um partido para participar do pleito, mas a Justiça proibiu a participação dos integrantes simpatizantes do nazismo.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, um dos fundados a organização Amanhecer Dourado, de ideologia neonazista, está preso e, por essa razão, ele ou qualquer outro membro desta agremiação não pode participar das eleições gerais.

A proibição de um partido de participar das eleições na Grécia é uma novidade desde a restauração da democracia no país ocorrida em 1974. Os gregos viveram em uma ditadura militar por aproximadamente sete anos.

O neonazista preso foi identificado como sendo Ilias Kassidiaris, ex-porta-voz do Grupo Amanhecer Dourado. Não foi divulgada informações sobre o motivo de sua detenção e nem o tempo de duração da pena.

A decisão da Suprema Corte da Grécia foi anunciada por seu presidente, Altan Kojovou, e ela foi tomada por maioria, de 9 votos a favor, e de apenas 1 contra.

Em fevereiro deste ano, o Parlamento Grego adotou uma emenda à lei eleitoral de 2021, indicando que um partido político não pode participar das eleições gerais, de um de seus líderes tenha sido condenado por pertencer a uma organização criminosa.

Organizações neonazistas são consideradas criminosas, e são banidas em praticamente de todos os países da Europa, apesar de muitos cidadãos adotarem essa ideologia.

Com informações das Agências France Presse, Deutsche Welle e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo