Justiça federal decreta a falência da indústria Chocolates Pan

Foto: Google Maps/Reprodução

A Justiça Federal decretou na tarde desta segunda-feira (27) a falência da Indústria Chocolate Pan, empresa conhecida por fabricar ‘cigarros’ e ‘moedas de chocolate’. Em 2020, a companhia pediu recuperação judicial, porém oito meses depois, solicitou formalmente a autofalência.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal em São Paulo, a empresa vinha enfrentado dificuldades financeiras desde 2017. A situação piorou no período da pandemia da Covid-19, que obrigou o fechamento da empresa por vários meses.

O Juiz Marcello do Amaral Perino, da 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de São Paulo, decidiu pela convolação, que é o termo jurídico para a transformação de um processo de recuperação judicial em falência.

Com a sentença expedida hoje, as atividades na indústria serão formalmente encerradas, e os prédios serão lacrados. Os funcionários serão dispensados e os bens serão leiloados para o pagamento dos credores (fornecedores e funcionários).

Foto: Divulgação

Segundo o Juiz Marcello do Amaral Perino, a empresa é reconhecida como devedora contumaz dos tributos municipal, estadual e federal. Além disso, não estava com sua inscrição regularizada, e diante dos fatos, se fez necessário determinar a descontinuidade de funcionamento da Empresa Chocolates Pan.

Nesta toada, de se relembrar que há mais de 20 (vinte) anos a recuperanda não recolhe regularmente seus impostos estaduais, conduta que se mostra contumaz e desleal para com seus concorrentes“, disse o magistrado.

A empresa possui 85 anos e quatro filiais. Foi fundada por Aldo Aliberti e Oswaldo Falchero, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, em São Paulo. Sua sede funcionava na Rua Maranhão, nº 835.

Em 2016, a empresa foi adquirida pelo Grupo Brasil Participações, que não conseguiu reerguer a indústria.

Foto: Divulgação

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo