Jogos Pan-Americanos de Vôlei dos Surdos: Brasil é campeão no masculino e vice no feminino

Em finais contra os Estados Unidos, os homens venceram por 3 sets a 0 e as mulheres foram superadas pelas donas da casa pelo mesmo placar.

Seleção masculina conquistou o título (Divulgação)

Seleção masculina conquistou o título (Divulgação)

São Paulo (SP) – Teve grito de campeão para o Brasil nesta segunda-feira (4) nos Jogos Pan-Americanos de Vôlei dos Surdos. A seleção masculina, comandada pelo técnico Xandó, venceu os Estados Unidos na final, por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/19 e 25/16, e conquistou a medalha de ouro da competição. Já a equipe feminina, da central Natália, atleta do Vôlei Nestlé, foi superada na decisão pelas donas da casa, pelo mesmo placar, com séries fechadas em 25/16, 25/19 e 25/16. O campeonato foi realizado no ginásio da Universidade de Gallaudet, em Washington, nos Estados Unidos.

Após a conquista, o técnico Xandó comentou a diferença da partida final em relação à derrota sofrida para os Estados Unidos na fase de classificação. “A determinação da equipe e a diminuição dos erros foram as diferenças do primeiro jogo contra eles em comparação com a final. Além disso, conseguimos recuperar o ponteiro Guilherme Westermann, que estava lesionado, e nos ajudou na decisão. Com ele em quadra tivemos mais estabilidade no passe e mais opções nos contra-ataques. A equipe sobrou em quadra, fomos muito superiores e merecemos o título”, afirmou o treinador.

Natália em ação durante a final (Divulgação)

Natália em ação durante a final (Divulgação)

Entre as mulheres, a medalha de prata foi garantida com uma campanha com apenas duas derrotas, ambas para os Estados Unidos. “A forte equipe dos Estados Unidos não deu chances para a nossa seleção. Chegamos a estar na frente no segundo set, mas as americanas viraram a parcial com forte saque e bons bloqueios. Tivemos um ganho extraordinário nesta competição, pois o Brasil não vencia a Argentina há dez anos e, desta vez, superamos elas duas vezes. Para o Mundial teremos o desfalque da central Natália Martins. Ela volta para o Brasil para dar sequência ao seu trabalho de treinamentos pela equipe do Vôlei Nestlé”, disse Xandó, coordenador técnico do time feminino.

Alguns atletas brasileiros ainda receberam prêmios individuais. A central Natália foi eleita a melhor jogadora dos Jogos Pan-Americanos de Vôlei dos Surdos. O ponteiro Lucas Vieira foi o melhor saque e o maior pontuador e o ponteiro Felipe de Oliveira ganhou o troféu de melhor bloqueador.

Por ser campeão Sul-Americano masculino e segundo colocado no feminino, o Brasil já está classificado para o Mundial, que será realizado na sequência do Pan-Americanos, até dia 15 deste mês, também em Washington. As delegações chegam aos Estados Unidos nesta terça-feira e os jogos começam na quinta-feira (7). Finalistas do Pan, as duas seleções do Brasil garantiram vaga para a Surdolimpíadas da Turquia em 2017.

A equipe masculina conta com os apoios do BB Seguridade e da AT&T, entidade da Flórida que se sensibilizou pela causa. Já o time feminino está sendo patrocinado pela Ellmar Foundation. As duas delegações tiveram também o apoio das prefeituras de Santos e São Bernardo e do Sesc Jundiaí.

Premiação: homens com o ouro e mulheres com a prata (Divulgação)

Premiação: homens com o ouro e mulheres com a prata (Divulgação)

Tabela

30/06 (quinta-feira) – Brasil 3 x 0 Canadá (masculino)

30/06 (quinta-feira) – Brasil 0 x 3 Estados Unidos (feminino)

01/07 (sexta-feira) – Brasil 3 x 1 Argentina (feminino)

01/07 (sexta-feira) – Brasil 3 x 0 Venezuela (masculino)

02/07 (sábado) – Brasil 3 x 0 Canadá (feminino)

02/07 (sábado) – Brasil 2 x 3 Estados Unidos (masculino)

03/07 (domingo) – Brasil 3 x 0 Argentina (semifinal feminina)

03/07 (domingo) – Brasil 3 x 0 Venezuela (semifinal masculina)

04/07 (Segunda-feira) – Brasil 3 x 0 Estados Unidos (final masculina)

04/07 (Segunda-feira) – Brasil 0 x 3 Estados Unidos (final feminina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo