Japão encontra barco de pesca encalhado no litoral do país

Dentro da embarcação foram encontrados sete corpos, provavelmente de cidadãos norte-coreanos.

A Guarda Costeira do Japão encontrou na tarde deste sábado (28), na Costa da Ilha de Sado, uma embarcação semidestruída com sete corpos dentro. Acredita-se que as possíveis vítimas sejam cidadãos norte-coreanos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a embarcação estava encalhada a 900 km da Costa da Coréia do Norte.

Barco semidestruído com 7 corpos dentro é localizado no litoral do Japão – Foto: Reuters

Inscrições em alfabeto norte-coreano foram encontrados na embarcação, levantando suspeitas sobre a origem do barco e dos mortos. Os corpos já foram resgatados.

Dos sete corpos resgatados, cinco foram identificados como sendo de homens, os outros dois ainda não puderam ser identificados, devido ao estado de decomposição.

A polícia japonesa está investigando o caso e, segundo as autoridades locais, somente este ano, 156 supostos barcos de pesca oriundos da Coréia do Norte entraram em águas territoriais do Japão ou foram encontrados à deriva.

Acredita-se que pescadores norte-coreanos estejam viajando cada vez mais longe no mar para cumprir as regras impostas pelo governo sobre as áreas de captura. Há restrições desde 2016.

As embarcações pesqueiras norte-coreanas são antigas e mal equipadas. Os pecadores e as autoridades norte-coreanas não costumam fazer as devidas manutenções nesses barcos, que sofrem com problemas mecânicos e com a falta de combustível quando estão no mar.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo