Janeiro Branco: Hospital São Francisco promove palestras com foco na saúde mental

Foto: Divulgação

Ano novo é tempo de festa, férias, diversão, mas é também tempo de reflexão, planejamento e atenção à saúde mental. A campanha do Janeiro Branco traz um importante alerta para a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde mental e emocional. Alinhado a esta iniciativa, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) promove, entre os dias 9 e 12 de janeiro, palestras gratuitas e abertas ao público, com foco neste tema, além de aulas de yoga. “Falar abertamente sobre questões relacionadas à saúde mental é uma necessidade. Sobretudo depois da pandemia, que provocou o aumento de casos de ansiedade e depressão. Pensamos nesta programação especial para, de alguma forma, contribuir para melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas que precisam de cuidados especiais”, adianta o diretor geral do Hospital São Francisco na Providência de Deus, Frei Isaac Prudêncio.

O tema do Janeiro Branco de 2023 é ‘Saúde mental tem jeito sim, mas você precisa saber o que fazer!’. Para isso, o primeiro passo é divulgar informações sobre a questão, de acordo com Ana Caroline Lemos, coordenadora de Psicologia do HSF e organizadora das palestras. “Quando disseminamos e discutimos o tema, abrimos espaço para que dúvidas e pré-conceitos sejam desmistificados e esclarecidos. Outro ponto muito importante é possibilitar identificar pessoas que precisam de ajuda”, afirma ela.

Ana Caroline destaca que a saúde mental está diretamente ligada à forma como lidamos com as emoções, sentimentos, frustrações, desafios e mudanças. “Trata-se de uma construção diária. Falar sobre saúde mental nos possibilita criar novas ferramentas e estratégias para lidar com os obstáculos que fazem parte do nosso dia a dia”.

Referência em saúde mental

O HSF oferece, há 9 anos, internação psiquiátrica no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental Papa Francisco (PAI). Recentemente, por aumento da demanda, o atendimento foi estendido a jovens a partir dos 12 anos e foi criada a emergência psiquiátrica 24h. A psicóloga Caroline Oertel, que coordena o PAI destaca que a saúde mental vai muito além do acompanhamento psicológico e psiquiátrico. “Aqui, contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, educador físico, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social. A atuação desses profissionais possui significativo impacto na saúde mental e no bem estar dos nossos pacientes”, explica. Ela reforça que a internação é apenas o início do tratamento e que a adesão dos pacientes ao tratamento recomendado é fundamental para evitar novas reinternações.

Programação

Além de ações internas, com rodas de conversa e caminhadas com os pacientes, haverá palestras no auditório do hospital e aulas de yoga na Praça Papa Francisco. No dia 9, às 15h, parte da equipe do PAI vai apresentar a palestra ‘Cuidando de quem cuida’, abordando a importância dos cuidados também com os profissionais de saúde. No dia 10, também às 15h, a psicóloga Katiane Alves dos Santos, que é especialista em saúde mental e psicologia médica pelo Hospital Pedro Ernesto (UERJ), vai falar sobre o tema ‘Saúde mental e autocuidado: entrelaçando redes”. E nos dias 11 e 12 serão oferecidas aulas de yoga na Praça Papa Francisco, em dois horários: das 10h às 11h e das 15h às 16h. O Hospital São Francisco na Providência de Deus fica na Rua Conde de Bonfim, 1033.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo