Isofix ou Latch passam a ser obrigatórios no Brasil em 2018

Os sistemas de fixação de cadeirinhas infantis deverão estar presentes em todos os veículos à venda no país até 2020

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que todos os novos projetos de automóveis, caminhonetes e utilitários, produzidos no Brasil ou importados, deverão possuir os sistemas de fixação Isofix ou Latch a partir de 29 de janeiro de 2018. Depois de dois anos, em 2020, a medida valerá para todos os veículos em produção no país. A decisão está presente na resolução CONTRAN nº 518.

Ambos os sistemas de retenção de cadeirinhas infantis são considerados mais seguros que o uso do cinto de três pontos na fixação nos assentos, por serem menos suscetíveis a erros de instalação e não permitirem folgas. Entretanto, os produtos compatíveis com os sistemas Isofix e Latch são mais caros, além de serem difíceis de encontrar nas concessionárias.

Procurado pela equipe de reportagem, o Contran explica que “a resolução CONTRAN nº 277/08, que trata da utilização de dispositivo de retenção para transporte de crianças, não menciona a obrigatoriedade de haver o selo do INMETRO nesses produtos. Desta forma, fica a critério do usuário a compra de qualquer dispositivo de retenção”.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo