Invicto há 3 anos, time feminino de voleibol da Capital disputará torneio nacional em Maceió

Representando MS, equipe busca atrair incentivos para o esporte no Estado.

Equipe se prepara para disputar pela primeira vez o campeonato nacional de AABBs, que acontece de 17 a 20 de março em Maceió (AL) – Foto: Divulgação

Equipe se prepara para disputar pela primeira vez o campeonato nacional de AABBs, que acontece de 17 a 20 de março em Maceió (AL) – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Imagine uma equipe invicta desde a primeira partida, que, consequentemente, venceu todos os jogos e torneios que disputou. É o caso do time de voleibol feminino da AABB/GRANOS/UNIDERP, que joga junto desde 2014. A equipe vai representar Mato Grosso do Sul na Jornada Esportiva Nacional de AABBs (Jenab), que acontece entre os dias 17 e 20 de março, em Maceió (AL). Depois de vencer todas as etapas do Estadual e do torneio entre Estados, as jogadoras apostam na invencibilidade e na boa preparação do time para voltar do Nordeste com o título do campeonato e contribuir para que o esporte tenha mais reconhecimento e visibilidade no Estado.

Esta é a primeira participação de Mato Grosso do Sul no torneio nacional.  A chave do grupo conta com adversários dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. “Para o time é uma situação inédita. Nenhuma AABB do Estado jamais chegou às finais do Brasileiro. Para nós, o sentimento já é de superação e realização”, destaca a capitã e levantadora da equipe, Kênia Cândido. Para a ponteira, Magda Brandão, a relevância em participar de um campeonato nacional da modalidade promove o “engrandecimento e visibilidade do time, independente do resultado. Representar pela primeira vez o Estado já é uma grande vitória”, conta.

Magda enfatiza a determinação do time em voltar de Maceió com o título. “Nosso objetivo é finalizar o torneio como campeãs. Não estamos medindo esforços nos treinos, e como será a 1ª vez que a AABB do Estado participará da fase nacional na modalidade, vamos jogar nosso melhor voleibol”, promete a ponteira da equipe. Os treinos acontecem três vezes por semana, e as atletas ainda reforçam diariamente a preparação na academia. A equipe conta com 20 jogadoras, mas somente 11 participarão do campeonato em Maceió. Para o treinador, Vágno Dias, mesmo sendo a estreia na competição, é preciso ressaltar os pontos positivos e a invencibilidade do time. “A equipe têm como principal característica a parte defensiva, apresentando uma boa defesa e volume de jogo”, destaca o técnico.

Equipe se prepara para disputar pela primeira vez o campeonato nacional de AABBs, que acontece de 17 a 20 de março em Maceió (AL) – Foto: Divulgação

Equipe se prepara para disputar pela primeira vez o campeonato nacional de AABBs, que acontece de 17 a 20 de março em Maceió (AL) – Foto: Divulgação

Desde 2014, ano em que iniciaram os treinos juntas, o time da AABB/GRANOS/UNIDERP disputou e venceu seis campeonatos. “O momento mais marcante para a equipe aconteceu quando tiramos a invencibilidade de cinco anos da UCDB, em 2014, nos Jogos Abertos de Campo Grande. Vencemos por 3 a 2 com ginásio lotado”, conta a ponteira e oposta da equipe, Tatiana Muniz, ao destacar a disposição de todas as atletas ao precisarem se adaptar em posições que não costumavam atuar, resultando na vitória acirrada da partida.

Para o presidente da AABB em Mato Grosso do Sul, Marcio Modesto, a expectativa é grande devido aos resultados alcançados em três anos de treinos e competições com 100% de aproveitamento. “É um time que vem treinando há muito tempo e tem condições de conquistar grandes resultados, que começaram a aparecer com os títulos da Copa Pantanal e da Jornada Esportiva Estadual de AABBs. Dedicação e força de vontade são marcas registradas das atletas”, ressalta Modesto, ao destacar a experiência única em disputar o torneio contra grandes forças do Brasil.

Apesar da participação no campeonato nacional da AABB, o fomento ao voleibol é escasso em Mato Grosso do Sul. “Não há incentivo ao esporte, muito menos divulgação do trabalho das equipes, participação e conquistas de campeonatos”, explica Kênia, ao ressaltar que mesmo com a excelente trajetória da equipe, é difícil conseguir patrocínio para continuar praticando o esporte. “Muitas vezes o que nos resta como incentivo é apenas o amor pelo esporte”, finaliza a capitã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo