Instituto Igarapé promove encontro regional para debater crimes na Amazônia

Em semana decisiva para o julgamento do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, o Instituto Igarapé promove encontro regional para debater crimes na Amazônia

Foto: Divulgação

O evento reunirá autoridades ambientais, polícias, promotores, órgãos de inteligência financeira de 3 países amazônicos e organizações internacionais.

O Instituto Igarapé promove nos dias 22 e 23 de março em Manaus encontro para fomentar debates sobre segurança na Bacia Amazônica e gerar propostas para fortalecer a atuação regional para enfrentar os crimes ambientais que serão entregues para as autoridades do Brasil, Colômbia e Peru. O evento acontece na semana na qual ocorrem as audiências de instrução e julgamento para decidir se os acusados de assassinar o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista Britânico Dom Phillips vão a júri popular.

Esse crime bárbaro confirma o que demonstram as pesquisas do Instituto Igarapé, o crime ambiental opera em um ecossistema de crimes convergentes, como corrupção, lavagem de dinheiro e crimes violentos e é impulsionado por organizações criminosas interconectadas e com alcance transnacional. Seu enfrentamento requer uma resposta coordenada por parte de autoridades dos países da região para que atinjam suas ambiciosas metas de redução de desmatamento. As recentes mudanças de governo em países da Bacia Amazônica abriram a possibilidade de fortalecer acordos já existentes como o Tratado de Cooperação Amazônica, bem como tornaram a proteção da floresta e suas populações uma prioridade na agenda regional.

Nos últimos anos, o crime ambiental adquiriu nova dimensão, mais complexa e conectada, com a participação de diferentes redes criminosas transnacionais, o que exige muito mais das autoridades públicas”, afirma Ilona Szabó, presidente do Instituto Igarapé. “Esse cenário se torna ainda mais grave uma vez que a insegurança acelera a tripla crise planetária que inclui disrupção climática, perda da biodiversidade e poluição”, completa.

O encontro reunirá autoridades ambientais, polícias, ministérios públicos e órgãos de inteligência financeira do Brasil, Colômbia e Peru, além de organizações regionais e internacionais como AIAMP (rede ibero-americana de Ministérios Públicos), Interpol, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, e Escritório da ONU para Drogas e Crime (UNODC), para troca de experiência e fortalecimento da cooperação entre as diferentes agências. Esse evento é o primeiro de uma série de três encontros que o Instituto Igarapé organizará até março de 2024. Uma novidade importante está em agregar a questão da inteligência financeira como instrumento fundamental para combater o crime ambiental.

O crime ambiental movimenta bilhões de dólares anualmente. A falta de prioridade em seu enfrentamento acaba enviando uma mensagem equivocada para as redes criminosas envolvidas em sua exploração e comercialização, a de que o crime compensa” explica Melina Risso, diretora de pesquisa do Instituto Igarapé. “Por isso, além de tornar seu enfrentamento uma prioridade, precisamos lançar mão de diferentes instrumentos, não apenas os da justiça criminal. A resposta precisa lidar com as diferentes dimensões do problema”, conclui. Entre os temas que serão debatidos está o avanço do desmatamento e suas conexões com o crime organizado na região, incluindo facções ligadas ao tráfico de drogas.

“Houve uma explosão da produção de folha de coca e cocaína na Bolívia, Colômbia e Peru, especialmente nos departamentos amazônicos desses países nos últimos dois anos. A grande maioria da cocaína que abastece os mercados europeus passa pela Amazônia legal do Brasil”, afirma Robert Muggah, co-fundador do Instituto Igarapé. “Isso está contribuindo para o narcodesmatamento, incluindo a lavagem de recursos provenientes do tráfico de drogas para especulação de terras, desmatamento e mineração ilegal de ouro, e outros crimes ambientais. As facções do tráfico, como a ex-guerrilha das FARC, e o PCC estão cada vez mais operando nesses crimes convergentes”, complementa.

“Houve uma explosão da produção de coca e cocaína na Bolívia, Colômbia e Peru, especialmente nos departamentos amazônicos desses países nos últimos dois anos. A grande maioria da cocaína que abastece os mercados europeus passa pela Amazônia legal do Brasil”, afirma Robert Muggah, co-fundador do Instituto Igarapé. “Isso está contribuindo para o “narcodesmatamento”, a lavagem de dinheiro da droga para especulação de terras, desmatamento, mineração ilegal de ouro e outros crimes ambientais.

As facções do tráfico, como as ex-FARC e o PCC, estão cada vez mais operando na interseção dos mercados ilícitos de drogas e crimes ambientais, contribuindo para o aumento dos índices de violência na região”, complementa.

O evento acontecerá no hotel Blue Tree em Manaus. Dias 22 e 23 de março. Abertura dia 22/03 às 9h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo